Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 24 de novembro de 2013

Quadras comunitárias em abandono

Russas Quadras esportivas de comunidades da zona rural deste município estão necessitando de reforma. Uma das situações mais alarmantes, que chega a oferecer perigo para crianças e jovens que frequentam o espaço, é na comunidade de Miguel Pereira, no Distrito de Flores. A estrutura está abandonada e parte do teto desabou, mas crianças ainda frequentam o espaço para jogar bola.

Na comunidade de Miguel Pereira, distrito de Flores, em Russas, a quadra está com coberta danificada, mas continua em uso por moradores
FOTO: ELLEN FREITAS

Comunidades das zonas rurais comumente carecem de espaços físicos para o lazer dos moradores. Em alguns casos, os municípios constroem quadras poliesportivas em comunidades menores e mais distantes do centro da cidade, porém, a realidade de abandono desses espaços causa preocupação a população.

Na comunidade de Miguel Pereira, o que antes era uma quadra coberta e bastante frequentada hoje não passa de uma estrutura que oferece riscos principalmente as crianças. Toda a estrutura física está precária, a começar pelo portão de entrada, que na verdade não existe mais. O quadro de luz, que fica na área externa, se caracteriza como um bolo de fios velhos e soltou, ao alcance de qualquer pessoa. No banheiro não há sanitário e onde era uma cantina serviu de acumulo de sujeira. O piso da quadra ainda esta é bom estado, mas não há mais redes de proteção ou alambrados.

O perigo maior esta ano teto, onde parte da cobertura metálica cair. Quando venta, é possível ouvir o barulho das demais partes balançando. "Medo a gente tem de jogar aqui, mas não tem outro lugar pra brincar", lamenta o garoto Vinicius Diógenes, de 13 anos. Ele conta que é comum no final das tardes os garotos da comunidade se reunir pra jogar bola.

A comunidade já mobilizou meios de comunicação locais para pedir providência. O vereador Edno José, que reside na comunidade, já requereu uma reforma junto à prefeitura, mas nenhum prazo para a realização do projeto foi divulgada.

Sem lazer

Na comunidade de Ingá a quadra esportiva não possui coberta, não possui redes de proteção e parte do piso rachou, mas mesmo assim todas as tardes e noite jovens e adultos se reúnem para jogar futebol.

Na localidade de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, uma das mais antigas da cidade, de quadra esportiva só existe o piso e mesmo assim é nesse espaço que é realizado anualmente a Festa da Padroeira da comunidade, onde reúne milhares de pessoas durante seu novenário.

De acordo com o morador de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, Francisco de Assis Lima, a comunidade não possui opções de lazer.

"Se você quiser fazer uma coisa diferente vai no rio, mas só no domingo, na semana não tem opção principalmente pra crianças, pro jovem, só tem bar tocando música e só. Era bom uma quadra melhorada para os meninos se divertirem, sem perigo", lamenta.

De acordo com a assessoria de imprensa do município, o projeto de reforma e contrução de quadras esportivas já tiveram início na sede do município e será estendido até a zona rural.

A primeira escola que está recebendo reforma e coberta da quadra esportiva é a Escola de Ensino Fundamental Murilo Serpa, na sede da cidade.

Além desta, as escolas Coração de Jesus, em Várzea Alegre, Lino Gonçalves, em Poço Redondo, e as quadras comunitárias das localidades de Bento Pereira, Miguel Pereira e Barracão, receberão novas quadras cobertas no padrão poliesportivo com piso industrial.

Já as escolas Maria Martins, em Pitombeira I, Margarida Martins, em Alto do Velame e Escola José Rebouças do Amaral, na comunidade de Capim Grosso, terão suas estruturas totalmente reformadas e cobertas.

Ainda segundo a assessoria, a meta é que até o final de 2014 todas as reformas e construção estejam concluídas.

Mais informações

Prefeitura Municipal de Russas

Av. Dom Lino, 831
Centro
Vale do Jaguaribe
Telefone: (88) 3411.8400

ellen freitas
Colaboradora 
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário