Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 30 de novembro de 2013

Agrinho premia ações em prol da zona rural


Fortaleza. O Agrinho, um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Ceará (Senar-CE), o qual tem como missão despertar o interesse nos jovens da zona rural para temas como meio ambiente, cidadania, saúde e educação, realizou ontem, mais uma edição, a 11ª, do concurso.
Tanto os alunos, como os professores e gestores recebem prêmios, de acordo com o desenvolvimento de ações voltadas para a defesa e a promoção da zona rural, em aspectos como meio ambiente, saúde, educação infanto-juvenil e desenvolvimento



A festa foi realizada no Centro de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Avenida Monsenhor Tabosa, em Fortaleza, com a participação de caravanas de 40 cidades, diversas autoridades e parceiros. Houve entrega de prêmios a gestores, professores e alunos e homenagens a destaques sociais e entidades.


O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e presidente do Conselho Deliberativo do Senar-CE, Flavio Saboya, saudou os participantes com uma mensagem, destacando a importância da solução definitiva dos efeitos das secas e a participação dos jovens da zona rural nesta ação.


"É assim que nesse momento pedimos a todos jovens de mentes abertas as mudanças, que assumam essa causa, levando esta mensagem às suas famílias e colegas e que, com a certeza do apoio de seus mestres haveremos de alcançar um novo estágio de desenvolvimento do Ceará Rural", destacou Saboya.


No espaço do Centro de Negócios do Sebrae foram expostos os trabalhos produzidos pelos alunos. Repetindo a receita dos anos anteriores, causando mais expectativa e emoção, o resultado dos vencedores do concurso só foi anunciado no momento da solenidade.


Vibração


A cada anúncio do ganhador, a vibração tomava conta dos presentes, exibindo os seus prêmios, fruto do esforço de um trabalho muito bem sincronizado entre técnicos do Senar / Secretaria de Educação do Estado (Seduc), diretores e professores de escolas que recebem um material pedagógico especialmente elaborado - uma cartilha para o aluno e outra para o professor, disse a coordenadora do Programa, Ana Kelly Cláudio.


Ainda conforme a coordenação do Programa, os prêmios do concurso Agrinho deste ano foram divididos em quatro categorias: Redação, Desenho, Experiência Pedagógica e Município Agrinho, este último premia os prefeitos. Eles recebem um computador, imediatamente repassado à escola-modelo escolhida entre as participantes do concurso. Neste ano, 188.521 alunos participaram do concurso. Eles representam 1.571 escolas públicas do ensino fundamental, rurais, de 40 municípios cearenses: Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipu, Caridade, Itapiúna, Capistrano, Ocara, Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Palmácia, Pacoti, Redenção, Barreira, Acarape, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Palhano, Itaiçaba, Jaguaruana, Russas, Quitereonópolis, Limoeiro, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaribara, Morada Nova e Ibicuitinga.


Os alunos tiveram seus trabalhos analisados por uma Comissão composta de representantes das áreas técnicas e pedagógicas do Senar, em parceria com a Seduc e dos demais parceiros que colaboram com o concurso.


Os melhores trabalhos receberam diversos prêmios, dentre eles motocicleta, bicicleta, computador, notebook, sistema de som, DVD, entre outros. O tema deste ano foi "Saúde" , buscando instruir e disseminar conhecimento para os jovens estudantes da zona rural que estão em processo de aprendizado.


Além de fornecer informações fundamentais, o Agrinho também capacita os docentes e promove uma maior integração entre escola, professor, aluno e comunidade rural, garantindo ainda a fixação destes jovens no campo, o que fortalece as identidades com a terra natal.


ALEX PIMENTEL
COLABORADOR



Mais informações


Programa Agrinho Ceará
Rua Edite Braga, 510
Jardim América - Fortaleza
Telefone: (85) 3535.8031



Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário