Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2013

Fóruns Regionais discutem Rede Cegonha

Até o dia 15 de agosto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado, instala seis Fóruns Regionais da Rede Cegonha nas Regiões de Saúde de Juazeiro do Norte, Fortaleza e Cascavel, Itapipoca, Aracati, Limoeiro e Russas, Icó e Iguatu. Com programação comum, as reuniões de instalação dos fóruns os integrantes do Comitê Regional de Controle da Mortalidade Materna e Infantil e os indicadores de óbitos e nascimentos das regiões de saúde que compõem a rede. 


A Sesa promove a instalação dos Fóruns Regionais da Rede Cegonha com a finalidade de fortalecer a Rede perinatal e ofertar assistência humanizada e qualificada às mulheres e crianças, favorecer o acesso às informações, diretrizes e aprofundamento das práticas de atenção que defendam e protejam a vida. Já foram instalados Fóruns Regionais no Crato e em Quixadá e das Regiões de Saúde de Canindé e Tauá.

De caráter permanente, o Fórum Regional da Rede Cegonha reúne gestores municipais, profissionais e técnicos da saúde, representação de mulheres e da sociedade civil organizada, com a responsabilidade da gestão das políticas de atenção à saúde da gestante e dos recém-nascidos e da criança até dois anos. 

A Rede Cegonha é um programa lançado pelo Ministério da Saúde que tem o objetivo de atender todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida da criança. É uma Rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério e, às crianças, o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

No Ceará, a Rede Cegonha tem os serviços integrados em 17 Redes de 23 regiões de saúde. O Plano de Ação da Rede Cegonha para as Regiões de Saúde do Ceará, aprovado em junho de 2011 pelo Ministério da Saúde, prevê 27 Centros de Parto Normal, 22 casas da gestante, bebê e puérpera, criação de 263 leitos de gestação de alto risco, 70 leitos de UTI adulto tipo II, 176 leitos de UTI neonatal tipo II, 321 leitos de UCI neonatal e 135 leitos de UCI Canguru. Também inclui a qualificação de 203 leitos de gestação de alto risco; 96 leitos de UTI adulto tipo II; 117 leitos de UTI neonatal tipo II e 156 leitos de UCI neonatal. Os serviços deverão funcionar plenamente até o fim de 2014.

Calendário de Instalação dos Fóruns Regionais da Rede Cegonha

Data

Local

Regiões
de Saúde

Municípios
integrantes da Rede

População

30/07

Auditório do CEREST – Rua Tabelião João Machado, 195, Santa Tereza – Juazeiro do Norte

21ª – Juazeiro do Norte

Barbalha, Caririaçu, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha.

396.932 habitantes

02/08

Escola de Educação Profissional Eusébio de Queiroz – Rua Maria Teixeira Joca, s/n, Centro, Eusébio

1ª e 22ª – Fortaleza e Cascavel

Aquiraz, Eusébio, Fortaleza, Itaitinga, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Ocara, Pacajus, Pindoretama.

2.943.420 habitantes

07/08

Auditório da Câmara de Vereadores – Rua Frei Cassiano, 570, Boa Vista – Itapipoca

6ª Itapipoca

Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama.

272.741 habitantes

13/08

Auditório do CVT – Travessa Pedro Aguiar, s/n, Ypiranga - Russas

7ª, 9ª e 10ª – Aracati, Russas e Limoeiro do Norte

Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano, Russas, Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte.

529.990 habitantes

14/08

Teatro da Ribeira dos Icós – Rua 7 de Setembro, s/n, Largo do Theberge - Icó

17ª – Icó

Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós, Umari.

169.392 habitantes

15/08

Auditório do CREDE – Rua 13 de Maio, 55, Planalto - Iguatu

18ª – Iguatu

Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô, Saboeiro.

314.212 habitantes

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário