Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ministério da Saúde libera R$ 50 milhões para a rede de atenção aos usuários de drogas


Os municípios brasileiros vão receber 50 milhões de reais do Ministério da Saúde para construir Centros de Atenção Psicossocial e de Unidades de Acolhimento. Esta é a primeira vez que o Governo Federal libera recursos para construção desses serviços. Antes, a responsabilidade da construção ou aluguel era do município. O coordenador adjunto do departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Leon Garcia, comenta que o Ministério da Saúde sempre investiu na expansão da rede de atenção aos usuários de drogas, álcool e pacientes psiquiátricos.



"O Ministério já vem fazendo a expansão dessa rede junto aos municípios. Repassando dinheiro para os municípios. Fazendo custeio, a manutenção dessa rede, a contratação desses profissionais que trabalham nos CAPS. E agora além disso, financia a expansão com a construção".

O coordenador adjunto do departamento de Saúde Mental, Leon Garcia, explica como funciona a rotina do Centro de Atenção Psicossocial e das Unidades de Acolhimento.


"O CAPS é o serviço que vai receber a pessoa que tem problemas com drogas a qualquer momento. Deve receber o primeiro atendimento ali na hora. E a partir daí vai se planejar um cuidado, um tratamento de mais longo prazo. A Unidade de Acolhimento, ela tem mais cara de uma república. E tem o trabalho mais voltado para essa reconstrução do cotidiano, até de convívio com as pessoas. Como é que eu reaprendo a conviver, a ter uma rotina, dormir, levantar. Mas, o cuidado, a consulta, o grupo, a conversa com a família, a saída na rua para vê à questão do emprego, do estudo, ela é feita com a equipe do CAPS".
A construção dos centros de Atenção Psicossocial e de Unidades de Acolhimento faz parte do programa federal "Crack, é Possível Vencer".  O gestor que estiver interessado em expandir a Rede de Atenção Psicossocial no município deve encaminhar uma proposta ao Ministério da Saúde. Para saber mais acesse www.saude.gov.br. 

Reportagem, Alexandre Penido

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário