Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 27 de abril de 2013

Banco do Nordeste amplia horário de funcionamento para atender agricultores atingidos pela seca


O Banco do Nordeste ampliará seu horário de atendimento ao público em duas horas diárias, com o objetivo de contratar propostas de crédito no âmbito do Programa FNE Estiagem e receber termos de adesão para renegociações de dívidas.

A força-tarefa prevê a abertura de todas as agências do Banco duas horas antes do atendimento bancário convencional. A iniciativa terá início na próxima segunda-feira, 29, e se estenderá até o dia 10 de maio.



Segundo a Diretoria do Banco, o intuito é agilizar o atendimento aos produtores rurais afetados pela seca, que poderão contratar financiamentos ou renegociar suas dívidas em condições especiais, de acordo com o enquadramento da operação de crédito.

Voltado para produtores rurais que tiveram perdas com a seca, o FNE – Estiagem tem juros de 1% a.a, com prazo de pagamento de 10 anos, com até três anos de carência. 

Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e serão empregados na recuperação de atividades nos municípios que tiveram situação de emergência ou calamidade pública decretada.

O Banco do Nordeste já desembolsou R$ 2,3 bilhões por meio do FNE Estiagem, desde julho do ano passado, com mais de 320 mil operações de crédito. No Ceará, o montante alcança R$ 457 milhões, com um total de 55 mil contratos firmados.

Por meio das resoluções 4.211 e 4.212, agricultores familiares poderão renegociar o saldo devedor em dez parcelas anuais, com o primeiro vencimento em 2016. Cada parcela paga até o vencimento terá bônus de adimplência de 80%, mesmo percentual de desconto aplicado em caso de liquidação da dívida. 

Os produtores rurais não classificados como agricultores familiares também poderão parcelar suas dívidas em dez vezes, com o primeiro vencimento programado para 2015.

Outra possibilidade é a renegociação por meio das Leis 12.249 e Lei 12.716. As condições especiais de todas as resoluções e leis que favorecem os agricultores atingidos pela estiagem estão no quadro abaixo.
Fonte: ASCOM/BNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário