Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

Dilma negocia cargo para manter PTB na base aliada


Disposta a afastar o PTB do palanque dos adversários em 2014, a presidente Dilma Rousseff quer manter o partido na base aliada do governo, mas sem ceder ministério. Os líderes da legenda querem a pasta de Ciência e Tecnologia ou a recém-criada Secretaria da Micro Empresa. Dilma só aceita entregar o comando de uma estatal ou autarquia.

Nas últimas semanas, os dirigentes do partido foram sondados pelo governador de Pernambuco e provável candidato à Presidência, Eduardo Campos (PSB). Para conter o assédio de Campos, Dilma deve receber na próxima semana lideranças da legenda. O partido de Roberto Jefferson - o delator do mensalão - integra a base aliada do governo, mas não ocupa nenhum ministério. Tem, no entanto, a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para complicar as negociações, Dilma tem reclamado, nos bastidores, da direção da Conab e pode trocar sua diretoria.


Uma das siglas mais adesistas da política brasileira, o PTB se distanciou do governo Lula em 2005 quando o seu então presidente, Roberto Jefferson, denunciou o esquema do mensalão. Na eleição presidencial de 2010, o partido subiu no palanque do tucano José Serra. Com a vitória de Dilma, o partido aderiu à presidente eleita e voltou à base do Planalto no Congresso, mas sem cargos no primeiro escalão.

Micro e Pequena Empresa

O presidente do PTB, Benito Gama, disse que seu partido ainda não foi procurado pela presidente Dilma para tratar da ocupação de uma vaga na Esplanada dos Ministérios. "Ela não nos procurou para falar sobre nada e nem nós a procuramos para pedir qualquer coisa", afirmou. "Estamos aguardando o chamado da presidente", completou. Ele ressaltou que houve até agora apenas conversas da presidente com o líder do PTB no Senado, Gim Argello (DF). Argello, no entanto, não sabe qual pasta a presidente vai oferecer ao PTB, embora tenha conhecimento de que ela quer o partido ao seu lado agora e na aliança governista que vai tentar a reeleição.

Informações de bastidores apontam que não está descartada a possibilidade de o PTB ocupar a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que seria destinada ao PSD de Gilberto Kassab. Este, entretanto, rejeitou o convite para participar do governo de Dilma agora.

O PTB quer emplacar o senador João Claudino (PI) na Esplanada dos Ministérios. Na semana passada, Claudino, que preside o PTB no Piauí, espalhou entre seus correligionários que iria para o Ministério de Ciência e Tecnologia. Claudino pretende ser ministro, mas teme que Dilma exija que ele não dispute as eleições no próximo ano. O senador quer concorrer ao governo do Estado.
Fonte: Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário