Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

SAÚDE DA MULHER: Aprovação de Lei pode fortalecer atendimento às vítimas de violência


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pediu agilidade na aprovação do Projeto de Lei que fortalece o atendimento hospitalar às mulheres vítimas de violência sexual. O pedido ocorreu nesta semana em uma conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. O encontro serviu para debater propostas que acelerem o processo de votação do projeto. A votação vai transformar em lei as diretrizes já definidas pelo Ministério da Saúde desde 2004. As diretrizes fazem parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, relata algumas das diretrizes que compõe o projeto.


"Suporte psicológico, acolhimento, ter salas específicas para fazer isso. Fazer toda a profilaxia que é recomendada pelo Ministério da Saúde em relação às doenças sexualmente transmissíveis, testagem do HIV, oferecer profilaxia para o HIV. E também fazer todo o atendimento, e o registro do atendimento que possa servir como provas para pericias para o Instituto Médico Legal".

Segundo a coordenadora do Núcleo de Estudos e Programas para acidentes e violências do Distrito Federal - Lucy Mary Cavalcanti Sproher, a aprovação do Projeto de Lei vai ajudar a fortalecer o acesso das mulheres ao serviço de saúde.

"Na medida em que o estado está dizendo olha, nós regulamentamos, nós estamos preocupados com você vitimas de violência. Se ela percebe que é um atendimento imediato e multidisciplinar a essa mulher. Isso vai fortalecer a ela procurar os serviços de saúde".

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, a votação do Projeto de Lei deve ocorrer durante a semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O SUS, Sistema Único de Saúde oferece atualmente, 584 serviços de atendimento a vítimas de violência sexual e doméstica. Entre eles, exames clínicos e laboratoriais, vacinação, planejamento familiar e acompanhamento psicológico. Para ter acesso a esse serviço basta procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

Reportagem, Alexandre Penido

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário