Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CE tem a 4ª maior participação na prova do Enem


A presença dos estudantes das escolas estaduais cearenses aumentou de 2,8% para 8,9% entre 2009 e 2011


O sorriso da estudante Mariana Ribeiro, 19, já denúncia sua alegria. Estudando a vida inteira na rede pública, ela foi aprovada no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), um dos mais concorridos do País. Apesar de ainda ser minoria, a participação de alunos, oriundos do ensino estadual, no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) vem crescendo, passou de 2,8% para 8,9% entre os anos de 2009 e 2011.

 Esse resultado coloca o Ceará com a 4ª melhor colocação nacional no que se refere à participação de alunos da rede pública, perdendo apenas para São Paulo (18,6%), Minas Gerais (11,1%) e também para o Rio Grande do Sul (10,2%). De acordo com o analista de políticas públicas do Ipece, Victor Hugo de Oliveira, o Ceará ganha destaque nacional por ser um dos poucos Estados que tem conseguido aumentar a participação e manter a média de pontuação estável Foto: José Leomar



“Eu sei que muito da minha aprovação no Enem se deve aos estudos e à minha dedicação, mas a mudança no modelo de prova tornou o vestibular, sim, algo bem mais democrático”, afirma a jovem. Na Escola Profissionalizante Maria Dolores Alcântara e Silva, em Horizonte, além de Mariana, outros três amigos dela foram aprovados, todos em Medicina pela UFC. 



Esses e outros dados compõem o novo estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) sobre a “Análise da Participação das Escolas Estaduais Cearenses no Exame Nacional do Ensino Médio: 2009/2011”. O documento será lançado hoje às 10h. 



O trabalho também mostra a nota média das Escolas Estaduais Cearense, especialmente os bons resultados obtidos pelas Escolas Profissionalizante do Ceará que se mostrou superior à média nacional, mostrando que entre as dez melhores escolas públicas do ensino médio cearense, sete são profissionalizantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário