Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Entidades lançam abaixo-assinado para reivindicar mais médicos no SUS


Representantes do Ministério da Saúde se reuniram nesta segunda-feira com prefeitos e com associações que representam os municípios para discutir a questão da falta de médicos no Brasil. Durante o encontro, os representantes dos prefeitos lançaram um abaixo-assinado reivindicando a contratação de médicos estrangeiros ou formados fora do país, como forma de ampliar o quadro de atendimento no Sistema Único de Saúde. O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu Pereira, cita algumas medidas importantes que podem diminuir a falta de médicos no país.


"A longo prazo, eu acho que a gente tem que mudar a cultura formação dos médicos e médicas no Brasil. A gente tem que alterar a forma como eles estudam e como são formados porque a gente tem que tentar criar, digamos culturalmente médicos que estejam mais aptos a trabalhar nas periferias, nas cidades mais distantes. De médio prazo, é que se aumente o número de vagas para estudantes de medicina, que é uma medida que deve ser tomada a curto prazo, mas que vai surtir efeito médio prazo."

O secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, afirmou que a pasta está atenta ao problema e já vem investindo em ações para melhorar o problema da falta de médicos. Uma das medidas adotadas, segundo ele, é o Provab, Programa de Valorização da Atenção Básica, que tem o objetivo de levar médicos às regiões mais pobres do Brasil.

"Nós tivemos a ousadia de propor na Comissão Nacional de Residência, que os médicos brasileiros que passassem um ano na Atenção Básica tinham direito a dez por cento de bônus no momento da realização da prova da residência como um maneira de valorizar a Atenção Básica. Nós propusemos uma forma de direcionar essa força de trabalho do recém formado para a Atenção Básica, para diminuir o drama e a dificuldade do município de contratar. No primeiro ano, foram da ordem de 380 médicos nesse programa, e nós já temos hoje no programa do Provab, cinco mil e 200 médicos inscritos para a edição de 2013, mostrando uma política acertada, no sentido de prover esse profissional em relação a Atenção Básica."

Esse e outros assuntos serão tratados no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que é organizado pelo governo federal.

Amanda Mendes

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário