Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 26 de janeiro de 2013

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE: Brasil avança em políticas públicas para combater a doença


27 de janeiro é o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase. No Brasil, há atualmente cerca de 33 mil pessoas com a doença. Por isso, o Governo Federal investe cada vez mais em ações para eliminar a hanseníase como problema de saúde pública e alcançar o mais rápido possível a meta da Organização Mundial de Saúde, que é apresentar menos de um caso da doença para cada grupo de 10 mil habitantes. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, acredita que o esforço para combater o problema é de toda a população. Por isso, ele faz um alerta aos gestores estaduais e municipais para incentivar as pessoas a procurar os serviços de saúde:


" Vários estados do Brasil demonstram que é possível reduzir esses números com velocidade. Nós temos um tratamento que funciona, que cura, que elimina a possibilidade da pessoa transmitir já imediatamente depois que ele começa o tratamento. Então não há desculpa para que todos os municípios atuem muito forte em relação à hanseníase, principalmente das regiões norte, Centro-Oeste e nordeste do Brasil, para que a gente consiga reduzir rapidamente esses números."

 O coordenador nacional do Morhan, Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase, Arthur Custódio, também aposta no esforço dos estados e municípios para reduzir os números de hanseníase no Brasil e fala dos desafios que o país deve encontrar para combater o avanço da doença:

"O Brasil é desigual. Então, tem regiões no país onde a gente já atingiu a meta de eliminação e que nem por isso a gente deve deixar de ter atenção. Assim como a gente tem regiões do país que o índice está cinco, seis vezes maior do que a meta estabelecida pela OMS. Então, ao se trabalhar na média, e o país chegar na média de eliminação, muitos estados ainda terão um índice alto da doença. Então, é preciso restabelecer novos pactos, novos parâmetros e novas metas para que a gente um dia consiga acabar completamente com a doença no país. "

O tratamento para combater a hanseníase é oferecido de graça pelo Sistema Único de Saude em todo o país. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br/svs.

Débora Rocha

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário