Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pela primeira vez, Conselho elege mulher e usuária do SUS como presidente


O CNS, Conselho Nacional de Saúde, elegeu na tarde desta quinta-feira, pela primeira vez uma mulher e usuária do Sistema Único de Saúde como presidente do conselho. O processo eleitoral contou a participação de 48 conselheiros. Deste total, 31 votaram a favor da conselheira e representante dos usuários no conselho, Maria do Socorro de Souza. O segundo candidato recebeu 17 votos.
O CNS tem como missão fiscalizar as políticas públicas de saúde nos estados e municípios. O órgão, vinculado ao Ministério da Saúde, é composto por representantes de entidades civis, representantes de usuários do SUS, trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde. O Conselho Nacional de Saúde também tem como função aprovar orçamentos da saúde, assim como, acompanhar a execução dos investimentos. O mandato da nova presidente do CNS vale por três anos. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a candidata eleita vai reforçar ainda mais o tema acesso ao atendimento no SUS.

"Pela primeira vez temos um usuário na presidência do Conselho Nacional de Saúde, pela primeira vez uma mulher na presidência do Conselho Nacional de Saúde e, sobretudo uma trabalhadora rural, que mostra exatamente o segmento onde o acesso é mais desigual ao serviço de saúde. Então, acredito que trará uma nova dinâmica e reforçará ainda o tema do acesso ao atendimento como tema principal e central do Conselho Nacional de Saúde"

"A gente quer trazer para dentro do conselho essa expressão do que a sociedade coloca para a gestão pública, o SUS que a gente quer. Mas também essa capacidade da gente ir aos lugares, onde estão os problemas das filas, de transplantes, das greves, de falta de financiamento, onde estão os problemas de desvio de finalidades do Sistema Único de Saúde. Nós queremos fazer controle social para o conjunto de uma sociedade em uma capacidade de diálogo". 

O Conselho Nacional de Saúde também celebrou nesta quinta-feira a posse de 144 novos conselheiros para o triênio 2012/2015. Além da escolha do novo presidente e dos novos conselheiros, também foi votada uma nova mesa diretora composta por oito membros, sendo um deles, o presidente do conselho.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário