Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

17 mil internações hospitalares já foram evitadas desde a implantação do programa


No Brasil, 17 mil internações hospitalares já foram evitadas desde a implantação do programa Melhor em Casa. A idéia do programa é atender e cuidar dos pacientes acidentados, idosos, pacientes com doenças crônicas, ou que estejam recém-operados dentro da sua própria casa, próximo dos seus familiares. De acordo com dados preliminares do Ministério da Saúde, pouco mais de 67 por cento dos pacientes atendidos pelo programa têm mais de 60 anos de idade. O Melhor em Casa já atende mais de 16 milhões de brasileiros espalhados em 20 estados brasileiros. 


Esses pacientes são atendidos por Equipes Multi profissionais de Atenção Domiciliar e de Apoio, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta entre outros profissionais da saúde. O programa também ajuda a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esses são pacientes que precisam de aparelhos, medicamentos endovenosos e de curativos mais complexos que antigamente só eram feitos dentro dos hospitais. O ministro fala ainda que o tratamento dentro de casa pode ser fundamental na recuperação do paciente

"Se você puder levar equipamentos hospitalares, as equipes hospitalares para dentro da casa das pessoas você consegue fazer com que essa pessoa saia mais rápido do hospital com isso tenha menos risco de infecção hospitalar, tenham um cuidado mais próximo com a família, tem esse contato da humanização que pode ser decisivo para a recuperação do paciente".

O programa Melhor em Casa pode ofertar também as famílias desconto na tarifa de energia, caso, seja necessário o uso de equipamentos médicos elétricos no tratamento dentro de casa. Até o momento já foram investidos mais de 33 milhões de reais no programa Melhor em Casa. O dinheiro é investido em contratação de equipes, alugueis de equipamentos e carros para as equipes identificarem os pacientes que precisam participar do programa. Para saber mais informações sobre o Melhor em Casa basta acessar o portal do Ministério da Saúde, www.saude.gov.br e procurar por programas.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário