Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Alunos cearenses se mobilizam para realizar mutirão de melhorias em escolas


Cerca de 143 mil alunos de instituições de ensino da rede pública do Ceará, que participam do Projeto Jovem de Futuro, unem-se para realizar melhorias em 125 escolas neste fim de semana.Sábado, 01 de dezembro, será um dia em que pais, alunos, professores e comunidade de diversas instituições de ensino público do Ceará se unirão para realizar melhorias na infraestrutura das escolas. Isso porque será o dia da SuperAção na Escola, iniciativa que integra o ProEMI/Jovem de Futuro com o objetivo de promover a mobilização de toda a comunidade escolar.


Com o tema Melhoramentos de Infraestrutura, 125 escolas e cerca de 143 mil alunos cearenses participarão do SuperAção, realizando atividades diversas, como mutirão para doações, limpeza das salas de aula, pintura da quadra de esportes, plantio de árvores e coleta de lixo –tudo para estimular o trabalho em equipe e transformar o espaço escolar em um local mais atrativo para o jovem.

Para gerar mais engajamento entre os envolvidos na ação, a Secretaria de Educação do Ceará e o Instituto Unibanco estimula o compartilhamento de informações e fotos da ação nos seus perfis de redes sociais, como Twitter (@jovem_de_futuro) e Facebook (www.facebook.com/jovemdefuturo.oficial). A ideia é que as pessoas compartilhem ideias, fotos e dúvidas sobre o evento por meio desses canais.

Sobre a SuperAção na Escola

O SuperAção na Escola acontece uma vez por ano e, durante os três anos do ProEMI/Jovem de Futuro, é dividida entre ações com diferentes temas: Melhoramentos, Meio Ambiente, Esportes e Cultura.

Os participantes podem realizar diversas atividades, como doações, limpeza das salas de aula, pintura da quadra de esportes, plantio de árvores, coleta de lixo, entre outras. Exercícios que, além de promoverem um espírito colaborativo, proporcionam ao aluno e ao professor um ambiente escolar mais propício ao desenvolvimento dos estudos.

Cada escola participante possui equipes formadas por um coordenador geral, um grupo de agentes jovens, um líder professor e um observador, que representa o Instituto Unibanco e registra as atividades durante a competição.

Para alcançar as metas propostas, todos devem participar: alunos, pais, professores, diretores e coordenadores. A programação tem duração de um dia e acontece em um sábado escolhido pela equipe de coordenação do Jovem de Futuro.
A soma dessas iniciativas contribui para proporcionar um ambiente mais atraente para o jovem, aumentando seu interesse em permanecer na escola.

 Sobre o Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro

A integração entre o Programa Ensino Médio Inovador e o Projeto Jovem de Futuro visa contribuir para a melhoria do Ensino Médio Público brasileiro por meio de um conjunto de ações com foco na gestão escolar para resultados. Fruto da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Unibanco, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), os Governos estaduais e as Secretarias de Educação, desde 2012, é uma política pública estadual em sete estados do País: Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia e São Paulo.

Os objetivos do ProEMI/Jovem de Futuro são, em um período de três anos, melhorar substancialmente o desempenho e a taxa de aprovação dos alunos, e elevar os indicadores de qualidade (Índice de desenvolvimento da Educação Básica – IDEB) dos sistemas públicos de ensino. Para isso, a escola tem autonomia para alocar os recursos nas atividades que tenham maior impacto no alcance dos resultados, de acordo com a realidade local. Para atingir os resultados esperados, as escolas recebem apoio técnico e financeiro, viabilizado pela parceria. O recurso é repassado às escolas via o Programa Dinheiro Direto na Escola, do MEC; o Instituto Unibanco oferece suporte técnico ao grupo gestor e os governos estaduais, por meio das Secretarias de Educação, executam o projeto. A SAE faz a avaliação de impacto do Projeto. Estima-se que, entre 2012 e 2017, mais de 2 milhões de jovens, de aproximadamente 3 mil escolas do Brasil, sejam beneficiados.

Fonte: Instituto Unibanco
Vanessa Nardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário