Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Conselho Consultivo do rádio digital inicia discussões


A decisão sobre o sistema de rádio digital que vai ser implantado no Brasil está mais próxima. O Conselho Consultivo do Rádio Digital realizou nesta semana sua primeira reunião, em Brasília. Durante o encontro, o grupo definiu o cronograma de trabalho até o fim deste ano e criou três comissões técnicas para aprofundar as discussões. 

O conselho tem como principal tarefa apontar qual o melhor padrão de rádio digital para ser adotado no país. Dois sistemas foram testados desde 2010: o norte-americano e o europeu. 


O Ministério das Comunicações, em parceria com Inmetro, realizou testes em quatro capitais brasileiras.

Agora, o conselho vai avaliar o resultado e propor qual o modelo mais indicado para as emissoras de rádio do Brasil. A expectativa do secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do ministério, Genildo Lins, é que o conselho consultivo tome as primeiras decisões ainda este ano.

"O meu desejo é que este ano a gente tenha uma definição tecnológica, cheguemos a uma conclusão de qual o melhor. E a partir daí tem de levar para as instâncias superiores, para o ministro, para a presidenta, para tomar uma decisão. Discutir com outros ministérios, o Itamaraty e o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior] sobre os próximos passos da decisão."

O conselho consultivo do rádio digital possui representantes do Governo Federal, do setor de radiodifusão, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e da indústria. O próximo encontro do grupo está previsto para o dia 28 de novembro. Além de discutir questões técnicas sobre os dois sistemas de rádio digital, o conselho também vai avaliar temas como política industrial e inovação tecnológica para o setor de radiodifusão.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário