Seja bem vindo...

Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

Projeto deve ser implantado nos 32 portos brasileiros até 2013


Com o objetivo de integrar as regiões do País e garantir preços mais baixos para o mercado interno e externo, o PAC 2 investe na ampliação da malha brasileira de transportes. Um desses mecanismos é o Porto Sem Papel, que elimina a necessidade da entrega, em papel, de mais de cem documentos. 

De acordo com o último balanço do PAC 2, desde maio de 2012, o Porto Sem Papel está em operação plena nos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus, na Bahia; Fortaleza e Pecem, no Ceará, e também nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória. 


Esse programa reduziu a burocracia na atracação, liberação e desatracação de navios nos portos brasileiros. Isso acontece porque o agente de navegação disponibiliza todos os dados em  um portal de informação portuária. Esse concentrador de dados disponibiliza apenas um documento virtual, que pode ser verificado em qualquer porto inserido no processo. Segundo o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República Portos, Leônidas Cristino, o mecanismo melhora o tráfego das embarcações no território nacional.

"Quando essas informações, esses dados chegam ao primeiro anuente, ele processa faz a análise desses dados e desses documentos. Se não tiver nenhum problema devolve, acende a luz verde e por aquele anuente o navio está autorizado a entrar ou a sair do nosso porto. Isso sem dúvida nenhuma está melhorando a condição de desempenho em todos esses portos onde a gente já instalou esse trabalho."

De acordo com o ministro Leônidas Cristino, o Porto Sem Papel deve ser implantado em todos os portos brasileiros até 2013. O projeto vai ter investimento de 500 milhões de reais. O ministro acredita que além de reduzir o tempo de estadia dos navios nos portos, a ação vai diminuir gastos com pessoal e aumentar a competitividade dos produtos brasileiros. Isso vai ser possível porque as empresas vão poder transferir a redução dos custos do navio para o valor do frete.

Fonte: Agência do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário