Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

49% dos turistas vêm ao Ceará para o lazer, diz pesquisa


No Ceará, 49% dos turistas visitam o Estado por lazer, enquanto 21% vêm a negócios, 19% para visitar amigos e família e 8% para participar de eventos, segundo pesquisa realizada pela Chias Marketing, com base em dados dos últimos dez anos. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (15), em Fortaleza, durante a apresentação do Plano de Marketing do Turismo do Ceará - elaborado para contruibuir com o desenvolvimento de outras atividades turísticas, como negócios e eventos.

O projeto de comunicação, gerido pela Chias Marketing e orçamentado em R$ 928.408,11 mil, prevê soluções de médio e longo prazo para o Estado. "Nosso maior desafio é reposicionar o Ceará no mercado de turismo", diz Jeanine Pires, sócia-diretora do consórcio.
A intenção é fomentar os setores como o de negócios que, segundo Jeanine, é constante e reforça o interesse das linhas aéreas em manter voos para a Capital cearense.
A declaração da gestora reforça o discurso do secretário de turismo do Estado, Bismarck Maia, que apontou as obras voltadas para outros tipo atividades turísticas, como o Centro de Eventos, cujo objetivo de reforçar o fluxo de visitantes para eventos e negócios.
Plano de Marketing
As estratégias são baseadas em pesquisas de mercado e no desenvolvimento do perfil de quem vem ao Ceará. Assim, todos os atrativos turísticos locais foram levados em consideração para descobrir o que traz pessoas e, o mais importante, o que as tornam turistas fiéis.
"A questão não é só ter mais turísticas, mas aumentar a receita", afirmou Patrícia Servilha, também sócia-diretora da companhia. Ela deu exemplos de outros destinos turísticos que têm fluxos de turistas equivalentes aos do Ceará, mas geram bem mais receita (gastos feitos pelos turistas).
Em 2011, quase três milhões de pessoas visitaram o Estado, deixando cerca de R$ 4,5 milhões em gastos diretos - reflexo dos 5,3% de crescimento brasileiro no setor de turismo (acima da média mundial de 4,4%). Ainda que o volume pareça bom, o que as gestoras do plano de marketing procuram avaliar é a qualidade dos visitantes e o potencial de compra e gastos na cidade.
Para isso, a Chias Marketing tem tentando traçar o perfil do visitante do Ceará e o que ele procuram quando vem ao Estado. Toda essa pesquisa é apenas a primeira etapa do plano de comunicação, que ainda conta com mais duas fases: planejamento estratégico e plano operacional. Ou seja, a análise foi apenas o primeiro passo para promover o que o Governo do Estado tem gasto com novos equipamentos para o turismo.
Copilado do Diário do Nordeste on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário