No Ceará, 49% dos turistas
visitam o Estado por lazer, enquanto 21% vêm a negócios, 19% para visitar
amigos e família e 8% para participar de eventos, segundo pesquisa realizada
pela Chias Marketing, com base em dados dos últimos dez anos. A informação foi
divulgada na manhã desta terça-feira (15), em Fortaleza, durante a apresentação
do Plano de Marketing do Turismo do Ceará - elaborado para contruibuir com o
desenvolvimento de outras atividades turísticas, como negócios e eventos.
O projeto de comunicação,
gerido pela Chias Marketing e orçamentado em R$ 928.408,11 mil, prevê soluções
de médio e longo prazo para o Estado. "Nosso maior desafio é reposicionar
o Ceará no mercado de turismo", diz Jeanine Pires, sócia-diretora do
consórcio.
A intenção é fomentar os
setores como o de negócios que, segundo Jeanine, é constante e reforça o
interesse das linhas aéreas em manter voos para a Capital cearense.
A declaração da gestora
reforça o discurso do secretário de turismo do Estado, Bismarck Maia, que
apontou as obras voltadas para outros tipo atividades turísticas, como o Centro
de Eventos, cujo objetivo de reforçar o fluxo de visitantes para eventos e
negócios.
Plano de Marketing
As estratégias são baseadas
em pesquisas de mercado e no desenvolvimento do perfil de quem vem ao Ceará.
Assim, todos os atrativos turísticos locais foram levados em consideração para
descobrir o que traz pessoas e, o mais importante, o que as tornam turistas
fiéis.
"A questão não é só ter
mais turísticas, mas aumentar a receita", afirmou Patrícia Servilha,
também sócia-diretora da companhia. Ela deu exemplos de outros destinos
turísticos que têm fluxos de turistas equivalentes aos do Ceará, mas geram bem
mais receita (gastos feitos pelos turistas).
Em 2011, quase três milhões
de pessoas visitaram o Estado, deixando cerca de R$ 4,5 milhões em gastos
diretos - reflexo dos 5,3% de crescimento brasileiro no setor de turismo (acima
da média mundial de 4,4%). Ainda que o volume pareça bom, o que as gestoras do
plano de marketing procuram avaliar é a qualidade dos visitantes e o potencial
de compra e gastos na cidade.
Para isso, a Chias Marketing
tem tentando traçar o perfil do visitante do Ceará e o que ele procuram quando
vem ao Estado. Toda essa pesquisa é apenas a primeira etapa do plano de
comunicação, que ainda conta com mais duas fases: planejamento estratégico e
plano operacional. Ou seja, a análise foi apenas o primeiro passo para promover
o que o Governo do Estado tem gasto com novos equipamentos para o turismo.
Copilado do Diário do
Nordeste on-line
Nenhum comentário:
Postar um comentário