Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Turismólogos tem sua profissão reconhecida


Assinada a portaria que disciplina o exercício de turismólogo, após mais de 30 anos de luta da categoria
A lei que atende a uma antiga reivindicação dos turismólogos - o reconhecimento da profissão - foi publicada na quinta-feira (19), no Diário Oficial. Apoiada pelo Ministério do Turismo, em especial pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, a conquista é o primeiro passo para a regulamentação do ofício.
O projeto de lei aprovado tramitou no congresso durante dez anos e significa uma vitória. A Associação Brasileira de Bacharéis Profissionais e Estudantes de Turismo do Ceará (Abbtur-CE) só tem a comemorar.
"Agora nos sentimos inseridos no contexto do mercado. Finalmente fomos reconhecidos. É como se fosse um nascimento do turismólogo para o Brasil", conta a presidente da Abbtur-CE, Socorro Abreu

A Lei 12.591, de 18 de janeiro de 2012, considera atividades do turismólogo: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural. Também compete a eles realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico; entre outras.
No Estado do Ceará existem, em média, quatro mil turismólogos. Desses, apenas 60 são cadastrados na Abbtur-CE, como explica Socorro Abreu, "A profissão não era reconhecida e por isso os profissionais não se interessavam em fazer o cadastro na associação".
Para Rosana Lima, vice-presidente da Abbtur Nacional e da secção cearense, muito vai mudar daqui para a frente. "Nós trabalhamos em função do desenvolvimento do turismo, da sustentabilidade, do social, ambiental, cultural e nunca fomos reconhecidos por isso. O beneficio inicialmente será esse reconhecimento do valor do profissional e depois a sensibilidade do governo no sentido de regularizar a profissão" conta. Ela esclarece ainda que a luta da associação não é pela reserva de mercado e sim para congregar e unir os profissionais.
Eventos

A conquista acontece em boa hora, pois o País receberá alguns dos mais importantes eventos do mundo, como a Copa e as Olimpíadas. De acordo com Rosana Lima, diante da nova situação, o profissional terá mais ofertas. "Teremos vez e voz. Vai crescer a necessidade de haver, nos projetos turísticos, a participação e assinatura de um turismólogo. O mercado vai dar muito mais oportunidades para todas as áreas da profissão, como: gerenciamento, planejamento, hotelaria, execução, agência de viagens, companhias aéreas. O mercado é muito amplo", afirma.

O próximo passo será lutar, junto à Câmara Federal e as entidades de turismo, para criar emendas que favoreçam os objetivos macros da Abbtur Nacional, "que são: definição de quem é o turismólogo, qual o perfil dele e os parâmetros de trabalho desse profissional", explica.

Para as representantes, o mercado cearense está muito amplo, mas existe uma grande diferença entre oportunidades e pessoas qualificadas para assumir. "As vagas são ofertadas, mas não tem pessoas qualificadas suficientemente para atingir essas áreas. Muitas vezes contratam profissional de outra área para fazer o trabalho que é do turismólogo".

Com 21 anos, a abbtur-CE é uma das seccionais mais antigas do País. A associação pretende comemorar o acontecimento junto ao trade local, no dia nacional do turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário