Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sobral volta a ter tremores de terra

Sobral. A terra voltou a tremer em Jordão, distrito de Sobral. Um abalo sísmico de 2,1 graus de magnitude foi sentido pela população por volta da 4h40 da madrugada de ontem. A Defesa Civil de Sobral não registrou nenhum ferido ou dano material com o evento.
Este foi o primeiro terremoto de 2012 na cidade, que vem verificando com mais intensidade essa atividade sísmica desde 2008, quando, em maio daquele ano, sentiu um tremor de 4,2 graus. Estes tremores são causados por uma falha geológica denominada de Riacho Fundo, que está localizada ma Serra da Meruoca. O evento de ontem foi registrado pelas estações de Sobral e de Morrinhos.
Nos primeiros dias de 2012, foram anotados três tremores na parte sul da Cordilheira Meso-Oceânica, que tem repercussão no Nordeste brasileiro.
Os dois maiores abalos aconteceram no dia 15 de janeiro por volta das 19h e no dia 16 por volta das 18h. Cada um dos terremotos teve magnitude de 5,1 graus. A Cordilheira Meso-Oceânica está localizada em frente à Costa Brasileira, e a captação dos tremores foi feita pela Estação Sismográfica, que fica no Nordeste do Brasil.
Histórico
No ano passado, a Zona Norte do Estado registrou vários tremores maiores do que 2 graus. O primeiro foi registrado no dia 4 de abril, às 12h20, com 2.7 graus, em Massapê, Meruoca, Alcântaras e Sobral.
O segundo, de 2.9 graus, foi verificado no dia 8 de agosto, às 10h53, em Sobral, Meruoca e Alcântaras. Já no dia 3 de novembro, a Defesa Civil de Sobral anotou abalos superiores a dois graus em três horários: 2h19, 2h20 e 2h28. O maior foi às 2h19 com 2.5 graus. Os abalos foram sentidos em Alcântaras, Meruoca e Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário