Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Os danos causados pelo excesso de hidratação dos cabelos

A busca por tratamentos para cabelos ressecados e rebeldes é constante, principalmente pra quem mora em regiões de clima quente como a Nordeste.Por conta desta demanda, os cosméticos específicos para reestruturar a fibra capilar estão cada vez mais disponíveis. Segundo o hairstylist e membro da Intercoiffure Mondial Walker Santiago, o sucesso do tratamento depende do diagnóstico correto.


Por isto, antes de sair por aí aplicando qualquer produto indicado para hidratar, nutrir ou reconstruir os fios, é importante conhecer a estrutura e o grau de ressecamento do seu cabelo. "Essas informações são fundamentais na hora de montar o cronograma de tratamento", complementa.

Fórmula ideal

De acordo com o especialista, os cabelos secos necessitam de cuidados diferentes dos indicados para os oleosos. Quando a oleosidade é visível, os xampus com maior ação limpante e o antirresíduo devem ser aplicados a cada 15 dias. As máscaras e os leave-ins com formulações leves também são alguns dos produtos recomendados.

Já os ressecados devem ser limpos com xampus perolados hidratantes, além de máscaras específicas. A aderência e eficácia do produto dependem da forma de aplicação.
A modelo Mirella Soares, 23 anos, segue à risca as recomendações do especialista sobre a melhor absorção do produto. "Mesmo no salão só deixo aplicar a hidratação com os fios úmidos e as mechas devem ser enluvadas sempre", revela.

Vai hidratar o cabelo em casa? Fique atenta: o couro cabeludo e a raiz possuem hidratação natural. "O uso de máscaras pode provocar o acúmulo de produto e comprometer a saúde de ambas as partes, ocasionando, inclusive, oleosidade excessiva e queda de cabelo", alerta Walker Santiago.
Outra dica importantíssima é referente ao conteúdo do rótulo. Ultrapassar o tempo de ação sugerido, não danifica os fios, mas também não incrementa o poder de nutrição ou hidratação do cabelo.

Máscara X condicionador Uma das dúvidas que paira no universo feminino é sobre o uso do condicionador após a máscara. Conforme o cabeleireiro, isso ocorre especificamente por conta da variação de informações apresentadas pela indústria cosmética.

Algumas marcas ignoram a prática, outras recomendam pelo fato de o condicionador ter a função de selar a cutícula e agir na parte externa dos fios. "A necessidade de aplicar o condicionador, após o uso da máscara, é definida de acordo com a identificação dos componentes presentes na formulação da máscara".


Quando o cabelo está seco, opaco e quebradiço por excesso de hidratação, o profissional diz que, provavelmente, o diagnóstico foi realizado de forma incorreta. Nesses casos, o ideal é suspender o uso contínuo dos cosméticos, evitar aplicação de químicas e ferramentas de calor, devendo seguir apenas com o xampu, condicionador e aplicação de leave in. "O atrito dos cabelos com toalhas ásperas também não é aconselhado", destaca o hairstylist internacional Walker Santiago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário