Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Proibidos desde 2009, cigarros eletrônicos são vendidos na internet

A mesma fumaça branca do cigarro comum também sai do cigarro eletrônico, aparelho criado para substituir o produto convencional. Há nove anos, a venda e a importação do chamado e-cigar ou vaporizador são proibidas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), decorrente das incertezas quanto a seus efeitos na saúde.


Mesmo assim, o dispositivo tem adeptos em diversas cidades, incluindo Fortaleza, onde vendedores desafiam a legislação realizando ofertas em lojas físicas e no meio virtual. O produto pode ser facilmente adquirido em tabacarias e lojas de eletrônicos. 

A reportagem encontrou o e-cigar à venda em lojas do Centro, Meireles, em terminais de ônibus e na rodoviária. Os valores variam entre R$ 20,00 os mais simples, chegando até mais de R$ 700,00 entre os mais duráveis e com controle de temperatura. Em uma das lojas, segundo disse o vendedor, o cigarro eletrônico vem tendo bastante procura. "Já vendi cinco hoje", afirma.

Não é difícil encontrar anúncios também em sites e redes sociais. Um deles oferece "pronta-entrega" e venda em forma de kit, com o aparelho, essências e delivery para qualquer área da Capital.

No entanto, há quem o utilize por "esporte". É o caso do analista fortalezense Otávio (nome fictício), que descobriu o mecanismo através de conhecidos e passou a utilizá-lo em paralelo ao convencional. Em tabacarias da Capital, ele compra fragrâncias com e sem nicotina. Menta, baunilha, chocolate e caramelo estão entre os sabores exibidos nas prateleiras. Na rua, o analista chega a ser parado por curiosos que pedem para experimentar o produto.


Aqui em Fortaleza, muita gente ainda não conhece. Vejo mais fora, em São Paulo e no Rio (de Janeiro)", descreve. "Da primeira vez, experimentei e gostei, mas o que me fez comprar foi o fato de ele ser menos prejudicial, de poder usar em ambiente com ar condicionado e não ter a fumaça malcheirosa do convencional", explica.

O problema é que não existe embasamento científico que comprove a segurança na utilização do produto. No ano passado, a Associação Médica Brasileira (AMB) se posicionou  contra a venda dos e-cigars, considerando que eles são "superapelativos" ao consumo pela vasta variedade de sabores e aditivos que oferecem junto à nicotina e outros ingredientes "com potencial toxicidade para jovens tabagistas". A AMB menciona que no vaporizador, embora não haja a combustão do tabaco, substâncias nocivas também são carregadas para as vias respiratórias dos usuários.
"O cigarro eletrônico encerra substâncias tóxicas e cancerígenas em concentrações mais elevadas no vapor do que as encontradas na fumaça do produto.

No ano passado, a Associação Médica Brasileira (AMB) se posicionou contra a venda dos e-cigars, considerando que eles são "superapelativos" ao consumo pela vasta variedade de sabores e aditivos que oferecem junto à nicotina e outros ingredientes "com potencial toxicidade para jovens tabagistas". A AMB menciona que no vaporizador, embora não haja a combustão do tabaco, substâncias nocivas também são carregadas para as vias respiratórias dos usuários.

O cigarro eletrônico encerra substâncias tóxicas e cancerígenas em concentrações mais elevadas no vapor do que as encontradas na fumaça do cigarro e outras tantas substâncias que não estão presentes na fumaça do cigarro tradicional", pontua a AMB.

No ambiente virtual, segundo a Anvisa, a fiscalização é atribuição de autoridades policiais. No entanto, a Agência reconhece que, em sua maioria, os sites de venda são hospedados fora do Brasil, e, portanto, as autoridades brasileiras não possuem competência regulatória ou de fiscalização. O Ministério da Saúde frisa que, se o usuário encontrar cigarros eletrônicos à venda em qualquer local, "já sabe que é contrabandeado". Por isso, uma das estratégias é evitar que o produto entre no Brasil - geralmente vindo da China, Paraguai ou Estados Unidos - por meio de aeroportos, portos e postos de fronteira.

Receita Federal informou não possuir dados específicos sobre apreensão de cigarros eletrônicos, mas declarou que 213,75 milhões de maços de cigarros e produtos assemelhados foram confiscados de janeiro a setembro deste ano. O dado representa mais de 49% dos valores de apreensões de mercadorias no âmbito da Receita Federal.

eletronicos-sao-vendidos-na-internet-1.2019834

Um comentário:

  1. There are many types of nic salt in our site. Each vapers need to try taste new zip kit usonicig to replace the old one. We are supplying the newest taste of salt nic just like ego aio vape in our online shop.

    ResponderExcluir