Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2018

VÁRZEA DA MATRIZ RECEBE O MAIOR E MAIS MODERNO POSTO DE SAÚDE DO ARACATI

A nova Unidade Básica de Saúde da Várzea da Matriz será inaugurada na manhã desta quinta-feira (12), 10h, na Rua Heriberto Porto Cavalcante, bem atrás do Colégio Municipal. A população da Várzea da Matriz e bairros no entorno passam a ter à disposição um equipamento moderno e adequado às exigências de vários programas do Sistema Único de Saúde – SUS.


O Posto oferecerá serviço odontológico
Popularmente conhecidos como Postos de Saúde, as Unidades Básica de Saúde se responsabilizam pela atenção primária e tem como meta ser a porta de entrada dos usuários no sistema de saúde, com o objetivo de prestar os atendimentos iniciais, orientar e prevenir doenças. O novo posto, que vem substituir um que funcionava em residência adaptada, é todo projetado dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde. A unidade é considerada Padrão Ouro e conta com sala de emergência, atendimento em todas as áreas, suporte para duas equipes de Saúde da Família, duas salas odontológicas e oito consultórios.
Serviços da Unidade de Saúde
O novo Posto de Saúde, oferecerá serviço, médico, odontológico e de enfermagem, e atenderá casos de hipertensão, diabetes, saúde mental, vacinação, inalações, curativos, aplicação de injeções, tratamento odontológico, solicitação de exames laboratoriais,  planejamento familiar, consultas pré-natal, visita domiciliar para pacientes acamados, fornecimento de medicação básica e acompanhamento puericultura, que é um conjunto de noções e técnicas voltadas para o cuidado médico, higiênico, nutricional, psicológico, das crianças pequenas, da gestação até cinco anos de idade. A expectativa é de um atendimento médio de 50 pacientes por dia.

Atendimento humanizado e acompanhamento contínuo da saúde integral das crianças
A Várzea da Matriz e redondezas é considerada a área mais populosa do Aracati e por muito anos ficou carente de políticas públicas que transformassem efetivamente sua realidade. O prefeito Bismarck Maia lembra que “nesta gestão estamos priorizando os setores mais periféricos, esquecidos, só na Várzea já estamos reformando o Colégio Estadual, iniciamos as obras de drenagem pluvial, devemos entregar a Creche Municipal de Tempo Integral nos próximos dias, assim como a Areninha, que entra agora na fase final das obras”. A atual gestão
municipal continua sua missão de reafirmar a defesa e melhoria de vida dos mais carentes.
Entrega da ambulância
O evento desta quinta-feira, terá a presença do secretário estadual da Saúde, Henrique Javi, que além de prestigiar a inauguração da nova unidade vem entregar ao município do Aracati uma ambulância, equipada com UTI móvel, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

Secretário Estadual de Saúde entrega nova ambulância
O equipamento é do tipo Unidade de Suporte Avançado – USA, e será tripulada por um condutor-socorrista, um enfermeiro e um médico. É considerada uma UTI Móvel, capaz de atender casos mais graves como os procedimentos invasivos, tais como: intubação, drenagem torácica, partos, doenças cardiovasculares graves, infartos e arritmias. O automóvel chega equipado com aparelhos de alta tecnologia como: respirador mecânico, cardio versores, bomba de infusão de seringa, detector fetal, monitorização de oximetria e imobilizações para vítimas presas em ferragens, além de uma ampla classe de medicamentos. Mais uma conquista da administração municipal junto ao Governo do Estado.

INAUGURAÇÃO:
Horário: 10h
Dia: 12/07/18, quinta-feira
Local: Rua Heriberto Porto, atrás do Colégio Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário