Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2018

SEMANA DA DIVERSIDADE ARACATIENSE PROMOVE DEBATES SOBRE A TEMÁTICA LGBT

O Teatro Francisca Clotilde, na manhã desta quarta-feira (27), foi palco da abertura da Semana da Diversidade Aracatiense (SEDIVA), que promove debates e atrações voltadas ao universo LGBT do município e sobre o combate ao preconceito e discriminação.
Para abrir a programação foi exibida a mostra itinerante nacional For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual. 

 Alunos de escolas do município após assistirem a mostra, debateram temas relacionados à violência LGBT, à livre identidade de gênero, discriminação e respeito pela orientação sexual. Estiveram presentes secretários, autoridades municipais, convidados, ativistas, além de alunos e professores de escolas do município.

For Raibow
For Raibow é um festival de cinema e cultura que nasceu com a proposta de difundir, valorizar, promover o respeito e a livre orientação sexual. Ao todo, a mostra itinerante é exibida em 200 locais no Brasil, destes, 50 espaços são no Ceará. Os filmes exibidos na mostra ainda concorrem ao troféu Artur Guedes de Melhor Filme de Curta-Metragem, eleito por júri popular. Em todos os ambientes onde os curtas são exibidos, ocorrem debates sobre os temas abordados nos filmes, levando ao público a oportunidade de conferir uma produção cinematográfica com a temática LGBT. A mostra For Raibow é promovida pelo Centro Popular de Cultura e Ecocidadania (CENAPOP) em parceria com o Conselho Nacional de Cine Clubes, Laboratório de Estudos de Oralidade (LEO) e apoio do Governo do Estado e Ministério da Cultura.
O festival For Raibow vai muito além de um evento que fala sobre o universo LGBT e diversidade sexual. É um espaço para discussão e debates. “Aqui criamos uma ambiência para conversar com os adolescentes, pais, professores. Estes, muitas vezes, não sabem o que fazer com as dores de uma geração que se corta, porque ela não fala, guarda para si e, aqui criamos um ambiente para conversar. É um espaço de discussão que é aberto”, destacou Gracielis Sousa, Socióloga.
Os adolescentes de 15 a 16 anos que participaram do debate sobre o universo LGBT puderam se expressar. Para a aluna da Escola Barão de Aracati, Nathália Victória, o momento ajuda o jovem a se descobrir: “Muita gente ainda tem aquele velho preconceito sobre a comunidade LGBT e muitos jovens ainda não descobriram a sua real sexualidade e o espaço ajuda este jovem a se conhecer”, disse.
Para Priscila Queiroz, aluna da Escola Barão de Aracati, o evento é importante para a luta dos direitos dos LGBTs em  Aracati: “O evento está ampliando a mente de muita gente e vai fazer com que as pessoas se envolvam e participem mais desta causa”, comentou.
Nesta quinta-feira (28) acontece o segundo dia de atrações.  No 28 de junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais), data mundialmente conhecida de combate à homofobia. A recepção do público acontece no jardim do Teatro com DJ Tiego Di Sodré e, logo após, acontece o espetáculo “As DIVAgar”. O show de humor faz uma alusão ao caricaturismo e nele cada artista se caracteriza como uma diva, mas não tão diva, o que mostra suas fragilidades e anseios.
Na ocasião acontece também a nomeação da Coordenadoria Municipal LGBT. “É a primeira vez que o Aracati tem uma Coordenadoria LGBT e ela terá extrema relevância. O município está dando um grande exemplo para todo o estado do Ceará. A programação da Semana da Diversidade tem a importância de todo e qualquer movimento social que tenha na sua raiz a questão da resistência”, ressaltou Ednilson Lima, presidente da Organização da Diversidade Aracatiense (ODARA).

COPILADO DA ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário