Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2018

PREFEITURA PROMOVE RECITAL EM HOMENAGEM AO PIANISTA JACQUES KLEIN

A cidade dos bons ventos será palco de uma grande homenagem ao ilustre pianista Jacques Klein. O recital Acordes para Jacques Klein será apresentado na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, às 20h, no Teatro Francisca Clotilde. A orquestra da banda municipal Jacques Klein será regida pelo maestro Anderson do Nascimento. O espetáculo, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura tem entrada franca limitada à capacidade do espaço cultural, que fica na Rua Cel. Alexanzito (conhecida como Rua Grande), 697, Centro.

Para a Secretária de Turismo e Cultura, Denise Pontes, o recital em homenagem ao consagrado pianista se insere no contexto da herança cultural e artística do município: “Estamos resgatando um dos maiores patrimônios do Aracati que é a cultura. Dentro disso temos o Teatro Francisca Clotilde e a banda municipal. Então é importante que as pessoas prestigiem o evento e redescubram a história dele através da música”, ressaltou.
Banda Jacques Klein

A homenagem ao renomado Jacques Klein promete emocionar o público
Criada pela forte efervescência nacional pela formação das bandas de música em todo o Brasil, a banda municipal foi fundada em sete de setembro de 1978, por Kleber Gondim, entusiasta da música instrumental. A formação da banda Jacques Klein contribuiu para o desenvolvimento cultural do município. Antes dela surgiram outras bandas na cidade entre elas, a Paroquial, a Filarmônica Figueiredo, Charanga 24 de maio e Euterpe, datadas do final do século XIX até meados da década de 1960.
Atualmente a banda conta com 42 músicos, que passaram por um rigoroso processo de seleção, conforme havia se comprometido o prefeito Bismarck Maia. Todos os instrumentos musicais e fardamento foi renovado pela atual gestão. “Agora, todos os instrumentos da banda Jacques Klein fazem parte do patrimônio. A banda já tinha seus próprios instrumentos, mas se perderam pela falta de manutenção, pois há mais de 26 anos não havia renovação, algo sanado pelo atual prefeito”, comentou Anderson do Nascimento, maestro da banda Jacques Klein.
Quem foi Jacques Klein?
O município do Aracati é conhecido por sua rica identidade artística-cultural e por seu patrimônio histórico. Grandes nomes da literatura, da música, das artes nasceram na terra dos bons ventos, exemplo disto foi o renomado pianista Jacques Klein. Natural do Aracati, nasceu em 10 de julho de 1930. Em 1936, a família Klein se mudou para Fortaleza e lá Jacques começou a estudar piano no Conservatório Alberto Nepomuceno, fundado por seu pai.

O pianista ganhou projeção internacional
No início dos anos 1940 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde tornou-se professor da Escola de Música da UFRJ. Em 1952, transferiu-se para Viena, na Áustria, onde passou a se aperfeiçoar na Academia de Música de Viena. Após oito meses de estudo, classificou-se em segundo lugar no Concurso Internacional de Piano em Munique, na Alemanha, e, em setembro de 1953, venceu por unanimidade o Concurso Internacional de Música de Genebra, na Suíça, competindo com 114 concorrentes de 33 países.
Até então, Jacques jamais havia tocado um concerto em público e, a partir deste momento, passou a desenvolver uma expressiva carreira internacional, apresentando-se com distintas orquestras, tais como as Filarmônicas de Londres, Berlim, Nacional de Paris, Santa Cecília de Roma, Estocolmo, Oslo, Munique, Budapeste e Nova York, as Sinfônicas de Viena, Hannover e Chicago, e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em junho de 1954, fez sua estreia como concertista no Brasil. A partir da década de 1970, foi duas vezes diretor da Sala Cecília Meireles e um dos diretores da Orquestra Sinfônica Brasileira. Lecionou na Escola de Música da UFRJ, no Conservatório Brasileiro de Música e na Universidade de Miami (EUA).
O pianista faleceu em 1982, aos 52 anos. E para o público, o que ficou foi o seu legado, marcado com força na história da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário