Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2018

ETAPA MUNICIPAL DO PETECA 2018 EMOCIONA E ENCANTA NO TEATRO FRANCISCA CLOTILDE

Escolas de diversos lugares do Aracati participaram da etapa municipal do Prêmio Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) 2018. Durante os dias, 11 e 12, o Teatro Francisca Clotilde foi palco de diversas apresentações artísticas realizadas pelos alunos da rede pública.

Na segunda (11), aconteceram as apresentações das esquetes teatrais e na terça (12) uma caminhada em comemoração ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil. Logo após, o público prestigiou: curtas metragem, poesias, contos, músicas e ilustrações. O Aracati já teve diversas escolas campeãs em nível estadual e até nacional no Prêmio Peteca e, agora em 2018, com o Teatro novinho, totalmente recuperado pela atual administração, e a motivação crescente dos estudantes, as disputas foram acirradas e com direito a uma grande torcida.
As crianças e adolescentes todo ano tentam se superar, principalmente os que são veteranos na competição. Talita Lima da Escola Antônio Ponciano interpretou uma música no estilo Reggae, esse foi apenas um dos diversos ritmos apresentados, o que torna a decisão dos juízes ainda mais técnica, avaliando aspectos como desempenho e criatividade. Júnior Ribeiro, Coordenador da Juventude do Município, lembra o envolvimento do Aracati em prol do combate ao trabalho infantil e o apoio ao Prêmio Peteca. “O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que as crianças devem estudar e brincar e não trabalhar. São os adultos que têm que prover o sustento das crianças. O evento é muito importante na divulgação dessa política”, explica Júnior.
Raquel de Oliveira, atriz mirim da Esquete Teatral vencedora, explica que essa foi sua primeira apresentação e já foi no Teatro. “Algumas crianças desistiram no meio dos ensaios, mas mesmo assim conseguimos. Gostei muito de apresentar”, revelou. O diretor da Peça, professor Márcio Leandro da Escola Antônio Monteiro, disse que a escola já ganhou cinco anos a etapa estadual do prêmio. “Pela primeira vez apresentamos no Teatro Francisca Clotilde, um espaço muito bom. Tudo acontece com carinho e amor à arte, para fazer as crianças felizes e aprender o valor da arte, evitando assim os perigos inerentes a estar nas ruas”, completou professor Márcio.


Escolas Vencedoras

CONTO
Nível 1: 1º – Auxiliadora, 2º – Antonieta Cals, 3º – Fco Amaral Lima.
Nível 2: 1º Regis Bernardo de Souza, 2º – Domingos Costa Teobaldo, 3º – José Rocha.
Nível 3: 1º – José Rocha Guimaraes, 2º – Fco Fernandes Filho, 3º – Regis Bernardo de Souza.

CURTA METRAGEM
1º – Domingos Costa Teobaldo, 2º – Municipal, 3º – São Marcelino Champagnat.
DESENHO
Nível 1: 1º – José Rocha Guimaraes e Auxiliadora, 2º –  Fco Amaral Lima e Fco Nogueira Cavalcante.
Nível 2: 1º – Virginia Rodrigues Uchoa, 2º – Fco Amaral Lima, 3º – Raízes e Asas.
Nível 3: 1º – Edmar Sena, 2º – Heriberto Porto, 3º – Domingos Costa Teobaldo.
ESQUETE TEATRAL
1º – Antônio Monteiro, 2º – Raízes e Asas, 3º –  Antonieta Cals.
MÚSICA
Nível 1: 1º – Raízes e Asas, 2º – Antonieta Cals, 3º – Antônio Monteiro.
Nível 2: 1º – Regis Bernardo de Souza, 2º – Antonieta Cals, 3º – Domingos Costa Teobaldo.
Nível 3: 1º – Fco Amaral Lima, 2º – Regis Bernardo de Souza, 3º – Domingos Costa Teobaldo e Municipal.

POESIA
Nível 1: 1º – José Rocha Guimaraes, 2º – Auxiliadora, 3º – Antônio Monteiro.
Nível 2: 1º – Virginia Rodrigues Uchoa, 2º – Domingos Costa Teobaldo, 3º – Antonieta Cals.
Nível 3: 1º – Municipal, 2º- Regis Bernardo de Souza, 3º – Antonieta Cals.
COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário