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quinta-feira, 24 de maio de 2018

Número de interrupções de energia no Ceará sobe 6,5%

Os consumidores cearenses enfrentaram mais quedas de luz no ano passado. A quantidade de interrupções aumentou 6,5% em 2017, quando a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) passou de 5,04 horas para 5,37 horas, em média, segundo informações divulgadas ontem (23) em balanço apresentado pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além disso, a Arce mostrou que o volume de água produzido pela Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) caiu 9,4% de 2014 a 2016.

De acordo com o presidente do Conselho Diretor da Arce, Hélio Winston Leitão, nas áreas de energia e água e esgoto as principais reclamações dos consumidores dizem respeito à interrupção de luz nas residências e à falta de água em alguns locais. "A regulação da Arce atua em dois campos: a regulação em si normatizando e fazendo regras e também no campo da fiscalização. No setor elétrico a interrupção é ainda a principal queixa das pessoas. A questão do saneamento, o grande problema é justamente a escassez de água".
Leitão enfatiza, no entanto, que um dos focos da Agência é a potabilidade da água. "Nós temos que garantir que a Cagece fornece uma água de qualidade e que cumpra todas as normas técnicas estabelecidas", esclareceu o dirigente.
Reclamações
O número de reclamações registradas pela Arce no setor elétrico do Ceará em abril deste ano foi de 334, contra 359 reclamações no mesmo período de 2017. Foram abertas ainda 4.937 solicitações incluindo as reclamações, informações, sugestões, entre outros aspectos.
Temas
Os assuntos mais reclamados pelos consumidores em abril foram falta de energia (41,38%) e ressarcimento de danos elétricos (23,15%). No acumulado de 2018, a Arce registrou 1.731 reclamações na área de energia elétrica. Na área de água e saneamento, em abril foram 21 reclamações contra 36 em abril do ano passado. Os consumidores cearenses se queixaram mais sobre vazamento na ligação predial (29,41%), falta de água/baixa pressão (23,53%) e pedido de ligação (23,53%).
Publicação
O trabalho apresentado ontem pela Arce trouxe uma síntese sobre a atuação e concretização das atividades específicas de cada área, envolvendo fiscalizações, normatizações, audiências públicas, estudos técnicos, mediação de conflitos e relacionamento, além de ações que visam gerar mais transparência e maior aproximação com a sociedade cearenses. Sobre o relatório, Leitão disse que "a publicação vai propiciar ao leitor a oportunidade de acompanhar e compreender as decisões que resultam na eficiência das atividades e na credibilidade junto aos usuários dos serviços públicos, conforme os preceitos da boa governança, com reflexos na melhoria da vida das pessoas e no desenvolvimento do Estado".
Aproximação
A Arce destacou ainda uma maior aproximação da Agência com a sociedade, inclusive com a inauguração de um posto de atendimento na Rodoviária Engenheiro João Thomé, na Capital, a fim de se receber denúncias, reclamações, críticas e até elogios por parte dos usuários dos serviços regulados.
Na área de comunicação, com o objetivo de facilitar cada vez mais a informação, a Agência Reguladora do Ceará lançou um aplicativo para smartphone, no sistema Android, permitindo acesso direto dos usuários do Estado. O aplicativo recebeu o nome de ConectArce.

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