Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Ceará volta a registrar fortes chuvas; Sertão Central é o maior destaque

Após apontar fracas precipitações em seus últimos levantamentos, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) voltou a registrar chuvas intensas em algumas regiões do Estado nas últimas 24 horas, princalmente no Sertão Central e Inhamuns. Segundo o órgão, choveu em pelo menos 97 municípios no período das 7h desta quinta-feira (17) às 7h desta sexta-feira (18). 

O principal destaque das últimas 24 horas foi o município de Solonópole, no Sertão Central, onde foi registrado um volume de 75 mm. Em Quixadá, na mesma região, a média observada pela Funceme foi 65 mm. Outra cidade que registrou chuvas consideráveis foi Aratuba, no Maciço de Baturité, onde foi computado um volume de 64.4 mm no período analisado.
Entre as regiões cearenses, a que menos apresentou chuvas nas últimas 24 horas foi o Cariri, onde o maior volume foi de apenas 4 mm, em Santana do Cariri. Mesmo assim, todas as oito áreas do Estado analisadas pela Funceme registraram precipitações. Confira os destaques de cada região:
- Cariri: Santana Do Cariri (4.0 mm)
- Ibiapaba: Groaíras (44.6 mm)
- Jaguaribana: Jaguaretama (59.1 mm)
- Litoral de Fortaleza: Itaitinga (49.0 mm)
- Litoral do Pecém: São Gonçalo Do Amarante (38.0 mm)
- Litoral Norte:Bela Cruz (23.0 mm)
- Maciço De Baturité: Aratuba (64.4 mm)
- Sertão Central e Inhamuns: Solonópole (75.0 mm)

Fortaleza

Na Capital cearense, que teve fortes chuvas no início da noite de ontem, a Funceme registrou precipitações de 54.4 mm até o momento. Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), choveu consideravelmente nas últimas 24 horas, sendo o principal destaque o município de Itaitinga, onde as precipitações atingiram o volume de 49 mm.

Próximos dias

Para este sábado (19), a expectativa é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do Ceará. Para o domingo (20), a Funceme também projeta a possibilidade de chuva em todo o Estado.

18 açudes sangrando no CE

O Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) registra 18 açudes sangrando no Estado, sendo cinco na Bacia do Coreaú, quatro na Metropolitana, três na Bacia do Acaraú, três no Litoral e mais um nas bacias do Alto Jaguaribe, Banabuiú e Curu. Mais 30 reservatórios estão com volume superior a 90%.
Apesar disso, dos 155 açudes monitorados pela Cogerh no Estado, 83 permanecem abaixo dos 30%, sendo cinco secos e sete abaixo de 1% da capacidade. O volume total acumulado é de 17,1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário