Seja bem vindo...

Páginas

sábado, 21 de abril de 2018

Voos comerciais trarão mais benefícios ao setor

Apesar da aviação executiva funcionar independentemente da aviação comercial, ambas saem fortalecidas se trabalharem juntas, de acordo com o diretor de Manutenção da TAM Aviação Executiva, Ruy Amparo. “Nós temos um hangar grande e bastante espaço. Então se você tiver voos regulares não custa tanto fazer homologação para servir linhas aéreas com manutenção de linha porque a tecnologia desses jatos executivos é tão alta quanto a dos modelos da aviação comercial”.

De acordo com ele, dependendo da companhia ela pode escolher montar uma estrutura própria. “Mas do ponto de vista técnico é um apoio que a gente pode dar para que se a “airline” (linha aérea) quiser se instalar aqui ela não precisa contratar mecânicos. A gente se homologa e presta o serviço para eles”. 
Leia ainda:
Amparo também afirma que interessa muito para a TAM AE que haja voos comerciais em Aracati por causa da cadeia logística da empresa. “Eu tenho, por exemplo, 20 voos diretos de Campinas para Belo Horizonte. Então o nosso atendimento de demanda de peças lá é muito rápido. Aqui a gente tem um estoque, mas na aviação você nunca sabe o que vai encontrar”.
Segundo ele, uma das dificuldades para a base cearense é com relação à logística. “Você tem que vir até Fortaleza e de lá vir no transporte terrestre. Você tem a dificuldade do “just in time”. Precisamos ter um estoque maior aqui e essa velocidade é importante”, destaca. 
O diretor diz que um voo comercial para o Aeroporto de Aracati traria mais velocidade neste ponto de logística. “Além disso, o pessoal das nossas bases poderia interagir mais. E a nossa cadeia de suprimentos vai ficar mais fluida. Isso nos ajudaria demais”, explica. 
“Se você tiver um voo comercial vai ser muito mais rápido para o piloto voltar para casa. Se ele for de Recife, por exemplo, e tiver um voo de lá para Aracati, ele pode passar o dia e voltar rapidamente. Isso acontece fortemente nas nossas outras bases”, acrescenta. 
De acordo com ele, um dos focos de resistência dos clientes em trazer seus aviões para a unidade de Aracati é exatamente porque o terminal ainda não tem voos regulares comerciais. “Quando ele leva para Jundiaí, ele tem Viracopos (Campinas) ali do lado”, completa.
Voos regionais
Com a aviação comercial em pleno desenvolvimento no Ceará, Amparo acredita que em breve o Aeroporto de Aracati receberá voos comerciais regulares. Além disso, ele considera o hub de Fortaleza muito importante no aspecto da aviação regional. 
“Se o projeto da aviação regional se tornar realidade e se os aviões que farão estes voos para o Interior do Estado forem por exemplo o Cessna Caravan, nós temos espaço físico e gente para fazer manutenção em nossos representados. Claro que primeiro nós vamos nos adequar e fazer a homologação junto à Anac. Mas sim, você pode ter uma sinergia que barateia o custo dos colegas da aviação comercial”. 
Planos de governo
Segundo o coronel Paulo Edson Ferreira, gerente de Obras e Instalações Aeroportuárias do Departamento Estadual de Rodovias (DER), em breve diversas cidades cearenses receberão voos regionais a partir do hub do Aeroporto de Fortaleza. Aracati inclusive está nos planos do governo e das companhias aéreas, principalmente a Gol Linhas Aéreas e a TWO Flex.
“A TWO está no processo final de certificação. Ela vai complementar os voos regionais da Gol aqui no Estado. Ainda com relação à Aracati, nós estamos trabalhando a finalização da certificação para a operação de voos comerciais como já ocorre no Aeroporto de Jericoacoara. A nossa intenção é até julho deste ano a gente ter esta certificação”, diz. 
Ainda segundo ele, em julho haverá um voo semanal entre São Paulo e Aracati. A operação seria uma parceria entre a Gol e a empresa CVC. 
“A ideia é chegar a três entradas por semana até o fim do ano. Deverá operar o Boeing 737-700 porque a pista de Aracati tem somente 30 metros de largura. Para ser o 800 só a partir de 45 metros. Se a Azul entrar vai operar o Embraer 195, mas com ela nós ainda estamos negociando”, acrescenta o coronel. (HRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário