Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2018

SÃO CHICO RECEBE RODA DE CONVERSA NESTA QUINTA

A Prefeitura do Aracati realiza, nesta quinta-feira (15/03) mais uma edição da Roda de Conversa, desta vez na localidade de São Chico. O evento tem início previsto para 19h e contará com a presença do prefeito Bismarck Maia, da vice-prefeita, Denise Menezes, secretários, servidores municipais, lideranças comunitárias, vereadores e moradores da região. A iniciativa de ouvir a população e estar perto dela, conversando com populares, e dando-lhes oportunidade de debater suas demandas, faz parte do projeto Rodas de Conversa, que está em sua oitava edição.


Populares participando na edição de Cajazeiras
A intenção da Roda de Conversa é dialogar de forma aberta e participativa, junto com os moradores de cada localidade visitada. O modelo das Rodas de Conversa é uma marca da gestão Bismarck Maia e favorece a aproximação entre população e o poder público municipal. No projeto, o gestor recebe sugestões, esclarece quaisquer dúvidas e também responde perguntas ou delega a seu secretariado que o faça, criando um ambiente participativo, onde o poder executivo conhece as demandas da região visitada e os cidadãos podem participar e opinar sobre serviços públicos e problemas pontuais da localidade que somente quem ali vive tem a percepção mais precisa e detalhada.
O São Chico

Comunidade de gente simples e com forte vínculo com as atividades rurais
A comunidade de São Chico está localizada cerca de 25km da região central do município do Aracati e tem aproximadamente 2500 habitantes. A localidade tem como principal fonte de renda a pesca e a produção de castanha. Muitos moradores trabalham em plantações de melão localizadas em Cacimba Funda, comunidade vizinha. As principais demandas serão debatidas durante a Roda de Conversa, dentre elas podemos destacar:  a construção da nova escola, a iluminação pública em trechos importantes da comunidade (trajeto igreja/escola), reforma da quadra de esportes e a presença de viaturas policiais nos finais de semana.
A construção da nova escola é uma das principais demandas solicitadas pelos moradores. Para a Secretária de Educação, Lucilene Alves, este será um momento importante para a comunidade falar dos seus anseios: “A Roda de Conversa aproxima a comunidade da gestão, sendo uma oportunidade para a comunidade falar das suas dificuldades, como é o caso da escola local. Uma nova escola precisa ser construída na localidade”, disse a Secretária.
Segundo Jeane Gondim, Coordenadora do CRAS LITORAL, o projeto será de grande importância para a comunidade: “A Roda de Conversa em São Chico irá possibilitar uma integralização entre a comunidade e o Gestor maior, dando voz ao povo que pode abertamente solicitar pessoalmente e diretamente suas maiores problemáticas ligadas aos vários setores”, comentou.

Posto de Saúde terá atendimento ampliado
O retorno do atendimento odontológico é outro anseio da comunidade. “A Roda de Conversa é extremamente importante para fortalecer o vínculo entre a comunidade e a Secretaria Municipal de Saúde, no nosso caso. Com a Roda podemos enxergar algumas demandas solicitadas pela comunidade, tentando responder os pedidos da comunidade, fortalecendo os pontos positivos e melhorando os pontos negativos”, explicou a Secretária de Saúde do Município, Andresa Guedes.
Para a Secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social do Município, Luisa Feitosa, São Chico precisava receber uma oportunidade de diálogo entre o poder público e os cidadãos: “A comunidade do São Chico é bem receptiva e também precisa ser ouvida. Hoje temos um CRAS que funciona lá, alguns serviços irão ser retomados, temos lideranças populares e de igrejas por lá que são muito comprometidas. É uma comunidade muito boa para ser trabalhada”, disse.

COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário