Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 6 de março de 2018

FEBRE AMARELA: QUEM VAI VIAJAR PARA DETERMINADAS ÁREAS É BOM FICAR ATENTO

A febre amarela é uma doença sazonal, ou seja, surge em determinadas épocas do ano, principalmente no verão. No Ceará, não tivemos registros confirmados de febre amarela, diferente de outras regiões do país, em que 723 casos já foram confirmados desde julho/2017 a fevereiro/2018, segundo dados do Ministério da Saúde.

No Ceará, a recomendação do Ministério da Saúde é que sejam vacinadas pessoas que vão viajar para estados onde há incidência da doença ou para países que exijam o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).  A imunização leva alguns dias, por isso, a orientação é receber a vacina com antecedência, pelo menos 10 dias antes da viagem.
No município de Aracati, a população é vacinada desde setembro de 2017. Contudo, os usuários que irão viajar para áreas de incidência da doença, devem procurar a Coordenação de Imunização, na Secretária Municipal de Saúde de Aracati, com as seguintes cópias dos documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de viagem. Após a entrega dessas cópias, os usuários deverão aguardar de dois a três dias. Após esse prazo, a Secretaria de Saúde entrará em contato com o usuário para ele se direcionar ao Setor de Imunizações do Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias (HMED). A vacina contra febre amarela é fornecida em dose única, sem frações.
“A vacina tem que ativar o sistema imune do indivíduo. Ela cria aquela resposta imune para que ele se torne, portanto, protegido contra a doença”, explica Adriana Bravo, Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Aracati.
Lembrando que a vacina não é indicada para algumas pessoas, dentre elas, crianças menores de nove meses de idade, pacientes com alergia ao ovo de galinha, gestantes, mulheres que estejam amamentando, pacientes com doenças renais, portadores de Lúpus, pacientes submetidos a transplantes de órgãos e pacientes infectados pelo HIV. Deve-se respeitar as contraindicações e, em caso de dúvidas, procurar assistência médica para esclarecimentos.
Lembrando que nesse período de chuvas, começam a surgir outros casos de viroses e gripes no município. Para combater essas doenças virais, a população deve ficar atenta ao início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A campanha começa dia 16 de abril e se estende até o dia 25 de maio de 2018.

COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário