Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2018

ARACATI É CLASSIFICADA EM PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL DO MINISTÉRIO DO ESPORTE


A inclusão social através do esporte significa muito mais do que saúde. Significa autoestima, autoconfiança e socialização, além de melhorar a saúde física de quem o pratica. Com essa ideia, o Ministério do Esporte, através da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) desenvolveu o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), contemplando diversos municípios no país. Aracati foi uma das cidades classificadas para receber investimentos federais para a implantação do programa. Outros 114 municípios cearenses foram classificados.


Inclusão social pelo esporte
O PELC consiste em proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvam pessoas de diferentes classes sociais, raças, etnias e portadores de deficiência, além de estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorecer a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.
Objetivos do PELC:
  • Nortear ações voltadas para públicos diferenciados (conforme faixa etária, gênero, raça, etnia, orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros) nos núcleos de lazer e esporte recreativo;
  • Promover a formação inicial e estimular a formação continuada dos agentes sociais e gestores municipais de lazer e esporte recreativo;
  • Valorizar e fortalecer a cultura local na apropriação do direito ao lazer e ao esporte recreativo;
  • Promover a ressignificação e a qualificação de espaços e equipamentos públicos de lazer e esporte recreativo;
  • Democratizar o acesso ao lazer e esporte recreativo, privilegiando as comunidades menos favorecidas.
Nesta última segunda-feira (05/03), foi publicado no Diário Oficial da União a lista dos municípios classificados para o PELC. A cidade de Aracati está em 46º lugar e alcançou 210 pontos de classificação sendo, portanto, aprovada na primeira fase da seleção do PELC. A pontuação leva em consideração alguns critérios classificatórios, como o índice de desenvolvimento humano (IDH), características demográficas e tipo de público (povos indígenas e comunidades tradicionais).
Em Aracati, o público-alvo do PELC será crianças e adolescentes de nove a 24 anos de idade. O período e os locais de inscrição para o programa ainda serão divulgados pela Secretaria de Esporte e Lazer de Aracati.
O município deve ainda aguardar as outras fases de aprovação do PELC. Os detalhes do programa para cada cidade contemplada ainda serão definidos pelo Ministério do Esporte.
Outros dois programas também estão em fase de aprovação do Governo Federal: o programa Seleções do Futuro, voltado para as escolinhas de futebol do município e o programa Brincando com o Esporte, que integra práticas esportivas e culturais. O participante tem que ter idade escolar e ser, preferencialmente, matriculado em escola pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário