Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

ARACATI ENTRA NA PRIMEIRA LEVA DE RECURSOS DO GARANTIA-SAFRA DE 2018

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), liberou o pagamento do Garantia-Safra, relativo a safra 2016/2017 conforme a portaria nº 80 de 9 de fevereiro de 2018, publicado no Diário Oficial. Neste ano 39.116 agricultores familiares de 83 municípios serão beneficiados e o mês de fevereiro marca o início de operações para esse ano agrícola.


Os esforços da administração do Aracati já garantiram os recursos
O Garantia-Safra tem o valor de R$850 e é concedido em cinco parcelas de R$170. O benefício é para agricultores cadastrados no programa, que moram em municípios cuja perda da produção agrícola tenha sido de ao menos 50% devido à seca. O recurso pode ser retirado em qualquer agência lotérica ou bancária da Caixa Econômica Federal, de acordo com o calendário de pagamento de benefícios sociais.
A coordenadora do Garantia-Safra, Dione Freitas, explica que o programa tem como objetivo garantir condições de sobrevivência para agricultores familiares que vivem em municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra em função da seca. O Garantia-Safra é uma das políticas da Sead fundamentais para os agricultores de baixa renda que vivem no Semiárido Brasileiro.

Coordenadora do Garantia-Safra, Dione Freitas
Segundo Dione, esse é um recurso que chega diretamente ao agricultor familiar que teve perda de safra em função da seca no momento que esse agricultor deveria colher seu alimento, mas não conseguiu produzir. “O Garantia-Safra contribui, desta forma, para mitigar o efeito da seca na renda desses agricultores que já é baixa; para diminuir a insegurança alimentar e, consequentemente, contribui na ampliação da cidadania dessas pessoas que vivem em região no qual as condições climáticas são irregulares no tempo e no espaço”.
A safra 2016/2017 teve a adesão de 884.062 agricultores familiares de 1.096 municípios. O programa atende especialmente os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Lista de Municípios beneficiados nesta portaria:
Safra 2016/2017
Ceará (CE): Aracati;
Minas Gerais (MG): Grão Mogol e São João do Pacuí;
Paraíba (PB): Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Carrapateira, Catolé do Rocha, Conceição, Condado, Junco do Seridó, Mãe D’Água, Malta, Olho d’Água, Parari, Pedra Branca, Piancó, Princesa, Santa Inês, Santarém (Joca Claudino), São Bentinho, São Bento, São José do Brejo do Cruz, São Mamede, Tavares, Uiraúna, Vista Serrana;
Pernambuco (PE): Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Terra Nova, Triunfo, Caruaru, Pedra, Sairé;
Piauí (PI): Fartura do Piauí, Campo Grande do Piauí, Curral Novo do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francisco Santos, Paquetá, Vila Nova do Piauí;
Rio Grande do Norte (RN): Acari, Alto do Rodrigues, Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Caicó, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Currais Novos, Equador, Felipe Guerra, Frutuoso Gomes, Itaú, Jardim do Seridó, Marcelino Vieira, Mossoró, Ouro Branco, Paraú, Parelhas, Pau dos Ferros, Pendências, Pilões, Portalegre, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Santana do Matos, São Francisco do Oeste, São Rafael, Serra do Mel Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande; Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Umarizal.

Fonte:
Assessoria de Comunicação  
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário