Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Aracati de Canoa Quebrada e do Centro Histórico

Aracati é uma das cidades mais antigas do Ceará, que tem um importante casario tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2000. Cerca de 270 imóveis foram tombados pelo Iphan e a maioria deles está localizada na Rua Coronel Alexanzito, a antiga Rua Grande, construída nos séculos XVIII e XIX, no auge da economia do charque.

O desafio do Iphan e da Secretaria de Cultura do Município é manter a preservação dos imóveis tombados, o que nem sempre tem a simpatia e o interesse dos moradores, bem como tornar Aracati uma cidade conhecida pela riqueza histórica expressa no patrimônio arquitetônico colonial distribuído em uma área de 150 mil metros quadrados.
doc
Desafio

"A preservação é o grande problema que temos de enfrentar, pois muitas casas estão abandonadas por seus antigos moradores, donos, e quando caem, os proprietários reconstroem com novos traços arquitetônicos, do jeito que querem", observa a secretária de Cultura de Aracati, Denise Pontes. Infelizmente, alguns donos deixam o imóvel cair como estratégia para fugir do tombamento, lamenta.
"Houve lançamento de edital para seleção de famílias e imóveis a serem financiados para restauro, mas, infelizmente, a procura foi pequena", contou a titular da Pasta da Cultura.
Leia ainda:
Segundo Denise Pontes, a maioria dos moradores preserva os imóveis e, com o decorrer do tempo, já existe uma formação cultural e conscientização sobre a importância histórica do casario e a necessidade de manutenção.
Muitos moradores do sítio histórico, maioria idosos, costumam sentar-se na calçada para roda de conversa com os vizinhos no fim de tarde na Rua Grande e em outras vias do entorno, e valorizam o fato de morarem em casas tombadas e preservadas. "Isso reflete autoestima e consciência", pontua.
A aposentada Maria Oliveira é uma das moradoras do Centro Histórico de Aracati e, com orgulho, define o espaço urbano onde vive. "É tranquilo, agradável e é um lugar muito bonito. Olhe para um lado, para o outro e veja que lindos casarões e espero ver um dia tudo isso bem preservado, cuidado com carinho", afirma.
Os mais jovens já percebem a importância cultural da preservação, o valor imobiliário do imóvel tombado e mantido em seus traços originais da arquitetura colonial.
Estratégia
A Secretaria de Cultura do Município começa a desenvolver um projeto de intervenção no sítio histórico com a finalidade de contribuir para preservar os imóveis. "A ideia é ativar as ruas, abrir barzinho, ateliê, criar um polo gastronômico, cultural", explica Denise Pontes. "Essa é a nossa estratégia para ajudar os moradores a terem esse sentimento de parte integrante do espaço", completa.
Recentemente, houve a desapropriação da Casa de Adolfo Caminha, onde deverá ser instalado museu, conservatório, biblioteca, além de ser a sede da Secretaria de Cultura. Um imóvel vizinho e casa dos fundos podem integrar o projeto e o antigo Aracati Clube tornar-se um palco de um centro cultural.
Além do lançamento de editais para financiamento de obras de reforma por meio do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, há incentivo de isenção ou descontos na cobrança do IPTU. Nos imóveis antigos, abandonados há elevada inadimplência.
O conjunto de ações pode envolver o tombamento municipal de casas que correm risco de desabamento. "O esforço da gestão do prefeito Bismarck Maia é preservar o casario e para isso não mede esforços. A relação com os proprietários vem ocorrendo em um tom pacífico", evidenciou Denise Pontes.
É no Município de Aracati que está uma das praias mais conhecidas, visitadas e badaladas do litoral cearense, Canoa Quebrada. É um atrativo de turismo internacional. "Temos esse ponto a mais a favor, mas é preciso fazer com que o visitante de Canoa conheça o sítio histórico de Aracati, tenha interesse em incluí-lo no seu roteiro de viagem", observou a secretária. O desafio das políticas públicas é ofertar aos turistas os dois espaços de convivência. 

Bens tombados

Rua Coronel Alexanzito ou Rua Grande
Reúne centenas de prédios públicos e particulares construídos nos séculos XVIII e XIX.
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Edificada em 1772 por Pedro Ferreira de Almeida. Apresenta arquitetura barroca e, na parte posterior, há túmulos construídos em mármore Carrara.
Casa de Câmara e Cadeia (1779)
Segue os moldes tradicionais do Brasil colonial. No térreo funcionava a cadeia e no pavimento superior, a Casa Legislativa.
Casa de Adolfo Caminha
Onde nasceu o literato autor de 'A Normalista', romance do naturalismo brasileiro.
Casa de Beni de Carvalho
Benedito Augusto de Carvalho dos Santos. Bacharelado em Direito foi vice-presidente do Estado do Ceará.
Casa sede da Confederação do Equador
Sede do governo do movimento histórico de 1824. A vila foi atacada e tomada pelas tropas revolucionárias chefiadas por Tristão Gonçalves de Alencar Araripe.
Sobrado do Barão de Aracati
Museu Jaguaribano. Construído em estilo neoclássico, fica ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Construção do início do século XVIII, concluída em 1785. Reúne imagens sacras, relógio carrilhão e sinos.
Teatro Francisca Clotilde
Reformado, restaurado e entregue à população no último dia 26 de janeiro, pelo Iphan. É um dos mais importantes equipamentos culturais de Aracati, que recebeu equipamentos modernos. É o único remanescente dos três teatros que existiam na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário