Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

DIA 25 O HEMOCE VISITA ARACATI PARA RECEBER DOAÇÕES DE SANGUE

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em parceria com a Secretaria de Saúde de Aracati realizam na próxima quinta (25) o dia do “Doe Sangue” no Hospital Eduardo Dias (HMED), o atendimento será das 8h às 16h no ambulatório do HMED.
No período de férias as doações diminuem e existe uma demanda de 100 bolsas de sangue diárias para abastecer a demanda do Estado.

 Assim, o Hemoce vem a cidade quatro vezes ao ano, pois Aracati é uma cidade onde a adesão a coleta de sangue é grande. Em todas as coletas são doadas mais de 100 bolsas.

Doações no Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias (HMED)
O doador recebe do Hemoce uma notificação se houve algum problema no seu sangue, pois além da doação, é coletada uma amostra para exames, e consequente aprovação para uso. Dando tudo certo, a pessoa recebe em sua casa uma carteira de doador de sangue e a identificação de sua tipagem sanguínea. Pessoas que doam sangue duas vezes por ano também tem o benefício e realizar concursos públicos municipais e estaduais de forma gratuita.
Existem cinco Hemocentros no Ceará: Fortaleza, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato (Juazeiro do Norte), que cobrem todos os leitos do SUS, em 184 municípios, 168 hospitais públicos e 62 agências transfusionais. Para atender essa demanda são necessárias 100 doações diárias. Assianne Leite, assistente social do Hemoce, explica da necessidade de busca por doadores: “Como não conseguimos atingir a meta de doações apenas com as advindas de nossos centros, vamos em diversas cidades e realizamos coletas externas em praças, escolas, faculdades, empresas, hospitais”.

Condições básicas pra ser doador
Estar saudável, apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50kg, estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos.
Cadastro
Para realizar o cadastro é necessário um documento oficial (RG, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, carteira profissional emitida por classe, certificado de reservista, ou passaporte) com foto ou cópia autenticada.
Pré-triagem
Após a realização do cadastro são feitos exames de verificação de pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso.
Triagem Clínica
Nela o candidato passa por uma entrevista individual e sigilosa para saber se a doação pode ser feita naquele momento. As perguntas devem ser respondidas com sinceridade e caso o candidato não possa realizar a doação, recebe a orientação da causa e de quanto tempo deve passar sem realizar o procedimento. Em alguns casos a pessoas é encaminhada para acompanhamento e é indicado que faça coleta de sangue para análise.
Lanche
É realizado para melhorar os níveis de glicemia e hidratação, isso diminui os riscos de acontecer algum problema durante a doação.
Coleta de sangue
Ela é feita com material esterilizado na veia do braço e são coletos 450 ml de sangue em aproximadamente 10 minutos.
Os exames feitos com o sangue coletado são: tipagem sanguínea, eletroforense de hemoglobina e testes para hepatite B e C, sífilis, doença de Chagas, HIV, HTLV I e II.

COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário