Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

EDUCAÇÃO DO ARACATI É DESTAQUE EM PREMIAÇÕES DE ÂMBITO ESTADUAL E NACIONAL

Durante o ano de 2017, a Educação do Aracati obteve grandes resultados. Através do comprometimento do prefeito Bismarck Maia, do empenho da Secretária de Educação Lucilene Alves e do trabalho desenvolvido por todos os professores da rede pública municipal, o município foi destaque em premiações de âmbito estadual e nacional: Concurso Agrinho, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)  e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). 

Concurso Agrinho

Agrinho
O Agrinho é um programa desenvolvido pelo SENAR-CE em parceria com as secretarias municipais e está completando 15 anos de existência. Por meio dele, temas importantes, como meio ambiente, saúde, trabalho, consumo e cidadania são explorados junto às crianças e adolescentes rurais. O tema norteador de trabalho neste ano de 2017 foi: “Agrinho sai em defesa da cidadania”, com objetivo de oferecer serviços às comunidades rurais, articulando atividades intersetoriais de atendimento à população.
O município do Aracati foi premiado em três categorias: Redação, Experiência Pedagógica e Município. Na primeira categoria, a aluna do 5º ano Tayná Gomes Rebouças, da Escola de Ensino Fundamental Moisés Marques, foi agraciada com o segundo lugar no estado: “receber o prêmio por ter feito uma das melhores redações do Ceará é um estímulo para eu continuar estudando. Quero agradecer a minha família pelo incentivo, aos meus professores e ao prefeito Bismarck. Aproveito a oportunidade também para dizer a todas as crianças que estudem, pois assim construiremos uma vida mais vitoriosa”,afirma a estudante. Ela e a professora responsável, Bruna de Oliveira Costa Galdino, receberam cada, uma televisão de 20 polegadas: “Essa é a primeira vez que recebo um prêmio como profissional e ganhar esse me encheu de orgulho, o que me incentiva a ser uma educadora melhor”, declara a profissional da educação.
Na segunda categoria, que é a de experiência pedagógica, a professora Daniele Costa Bizerra, da Escola de Ensino Fundamental, Antonieta Cals, ficou em 9º lugar.  Já na categoria município, a Coordenadora Municipal Francisca de Sousa Silva foi contemplada com o 4º lugar.
Olimpíada Brasileira de Matemática
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Em 2017 seis alunos de Aracati receberam o prêmio de menção honrosa, assim distribuídos:
NÍVEL 1 (6º E 7º ano)
  • LUCAS NASCIMENTO DA SILVA – EEF JOSÉ BEZERRA FILHO (Morrinhos)
  • MARCOS IGOR FRANCO DA COSTA – EEF CENTRO EDUCACIONAL RAIZES E ASAS (sede)
  • PAULO ROBERTO MONTEIRO BERNARDO JUNIOR – EEF SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT (sede)
  • IGOR BATISTA DE LIMA – EEF ANTONIETA CALS (Majorlândia)
NÍVEL 2 (8º E 9º ano)
  • MARIA BEATRIZ NASCIMENTO VIANA – EEF ANTONIETA CALS (Majorlândia)
  • PEDRO LUCAS COSTA ALVES – EEF PROF ANTONIO MONTEIRO. (Pedregal)

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
Estudantes do Aracati também foram destaque ao serem premiados pelos bons resultados obtidos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que é uma avaliação realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.
A OBA tem como objetivo mobilizar, num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais, a fim de fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
As avaliações da OBA 2017 foram realizadas no dia 19 de maio. Confira abaixo a relação dos alunos medalhistas:
  • Bianca Barbosa Pereira – E.E.F. Professor Antônio Monteiro – Ouro
  • Dalila Negreiros da Silva – EEF Francisco Amaral Lima – Bronze
  • Jerfeson da Silva Barbosa – EEF Francisco Amaral Lima – Bronze
  • Matheus Nascimento de Souza – E.E.F. Professor Antônio Monteiro – Ouro
  • Maria Isabelly da Silva Moura – EEF Francisco Amaral Lima – Bronze
  • Rayan Oliveira Martins – EEF Francisco Amaral Lima Aracati – Prata
O prefeito Bismarck Maia demonstra orgulho e satisfação pela conquista desses prêmios: “Parabéns aos alunos e profissionais envolvidos, resultados como estes, são prova de que a qualidade da educação do município vem crescendo e melhorando a cada dia”, destaca.
Já a Secretária de Educação, Lucilene Alves, destaca o desempenho satisfatório, apesar de todas as dificuldades neste início de gestão: “O município se orgulha muito desses alunos e dos professores por participarem dessas importantes avaliações e terem resultados excelentes como estes, que contribuem muito para o avanço da educação no nosso Aracati”. (Marcelle Nunces-Ascom/Seduca)

COPILADO DA ASCOM ARACATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário