Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) DE ARACATI PROMOVE DIVERSOS ATENDIMENTOS EM VÁRIAS ESPECIALIDADES





O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Aracati é um grupo formado por 12 profissionais e quatro residentes de diversas áreas de conhecimento. A função do NASF é atuar em consonância com profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica em locais específicos, atendendo as populações com serviços de saúde. A função do NASF é ampliar a abrangência das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade.
Aracati possui três equipes de NASF’s: Lagoas, Litoral e Municipal. Nelas existem profissionais de Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Educação Física, Fisioterapia e Fonoaudiologia, que desenvolvem ações em seus territórios de abrangência, tanto na sede como na zona rural, em consonância com as orientações do prefeito Bismarck Maia: “as pessoas em primeiro lugar”.

NASF LAGOAS – Promovendo Saúde no Âmbito Laboral
Com o intuito de minimizar os agravos gerados no ambiente laboral em decorrência de esforços repetitivos e más posturas durante a jornada de trabalho e proporcionar ao trabalhador ações de cuidado à saúde física, psíquica e emocional, utilizando práticas corporais e atividade física. Os profissionais da saúde já atenderam, por exemplo: Os Correios de Aracati, a Guarda Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Demutram). As ações são desenvolvidas visando contribuir a melhoria do clima organizacional, diminuição dos índices de acidentes de trabalhado, afastamento e faltas.
NASF LITORAL – Grupo de Saúde Mental da Atenção Primária
O sofrimento psíquico e as demandas de adoecimento mental têm se tornado quadro cada vez mais presente nas Unidades Básicas de Saúde. As mudanças sociais, as vulnerabilidades, os conflitos familiares, o desemprego, o uso desenfreado de álcool e drogas e a presença do tráfico dentro das comunidades têm desencadeados intensos sofrimentos a população. Neste contexto, os usuários encaminhados para atendimento psicológico pela Equipe de Referência da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro de Fátima 1 e 2, têm espaço para compartilhamento de vivências, fortalecimento de vínculos e da rede de apoio e acompanhamento longitudinal no grupo de saúde mental, que acontece quinzenalmente às quintas-feiras a partir das 15h no espaço daquela UBS.
Projeto “Hoje é dia de sorriso”
Grupo com crianças que tem o intuito de trabalhar o combate à naturalização da violência e promoção da cultura de paz, de modo a fortalecer os vínculos sociais e afetivos destas através de atividades lúdicas e integrativas como a arteterapia e a musicoterapia, potentes ferramentas no trabalho com as coletividades. O grupo funciona quinzenalmente às sextas-feiras na E. E. F. Raízes e Asas das 13h às 15h.
Grupo do Chico
A febre Chikungunya é uma arbovirose transmitida pela picada das fêmeas do mosquito Aedes Aegypti. A viremia persiste por até dez dias após o surgimento das manifestações clínicas. Neste contexto, ações grupais de reabilitação, promoção da saúde e prevenção de outros agravos, têm sido oferecidas para usuários que tenham sido acometidos por essa patologia. O cronograma segue dois encontros semanais, às terças e quintas, no horário de 15h30min às 17h30min e acontecem na praça da Capela do Bairro de Nossa Senhora de Fátima.
Grupos de Adolescentes
Com o intuito de promover saúde para os adolescentes, oferecer informações, compartilhar ideias e corresponsabilizar sujeitos no cuidado com sua saúde, os adolescentes de Majorlândia e Canoa Quebrada, contam com esse espaço grupal de escuta e acolhimento. Os grupos acontecem mensalmente nas UBS referidas, onde sessões educativas, lúdicas e práticas corporais são realizadas de modo a minimizar suas dúvidas relacionadas a temas como sexualidade, compartilhar experiências e ideias e aproximá-los dos serviços de saúde.
NASF Municipal
Pilates na Comunidade
As práticas corporais tem sido uma importante aliada na promoção da saúde, reabilitação e tratamento de algumas patologias, além de melhorar a qualidade de vida e diminuir os índices de adoecimento. Assim, as mulheres da comunidade Vila Rafael têm acesso a atividades de Pilates desenvolvidas por uma profissional da Fisioterapia. A prática do Pilates é indicada, especialmente, a pessoas necessitam de exercícios sem impacto articular. O grupo acontece quinzenalmente às terças-feiras a partir das 15h no Instituto Manoel Braga, onde funciona o projeto “Som da Vila”.
Grupos de Mulheres
A atenção á saúde da mulher é considerada dentro da Estratégia de Saúde da Família como um dos pontos de atenção de extrema importância, que deve englobar ações clínicas, terapêuticas e educativas. Grupos de mulheres nas comunidades do Canapum (zona rural), Vila Rafael e Abengruta 2 tem acontecido mensalmente. Os grupos se caracterizam como espaços de livre expressão, empoderamento, acolhimento troca de experiências informações e educação com temas que perpassam as necessidades e cotidianos das mesmas.
Cuidando do Cuidador
Cuidar no agente que cuida tem sido uma exigência cada vez mais crescente para o pleno desenvolvimento de suas atividades e criação de um ambiente de trabalho favorável. Assim, trabalhadores da saúde das UBS Abengruta 1, Abengruta 2, Barreira dos Vianas, Campo Verde e São Rafael são alvos de cuidado multiprofissional especializado com o intuito de avaliar e valorizar a saúde do trabalhador, contribuir com melhoria da motivação e autoestima no trabalho, oportunizar o desenvolvimento de relações saudáveis e favoráveis no cotidiano do trabalho, e favorecer o reconhecimento e desenvolvimento das potencialidades de cada um no trabalho em equipe. Os encontros acontecem mensalmente em cada uma das Unidades Básicas referidas.
GRUPOS DE PRÁTICAS CORPORAIS: Grupo Sol Nascente; Vida e Saúde; Geração Ativa; Praticando Saúde; Vida Ativa
Visando a promoção da saúde e prevenção de agravos relacionados à manutenção de patologias crônicas (hipertensão arterial e diabetes) e a necessidade de efetivar formas alternativas ao modelo biomédico para reduzir o impacto e auxiliar no tratamento daquelas, usuários da UBS São Cristóvão, Farias Brito, Abengruta 1 e 2, São Rafael e Várzea da Matriz tem acesso a atividades físicas grupais orientadas por um profissional de educação física semanalmente. Além das patologias acima citadas, a prática de atividade física tem tido resultados satisfatórios no tratamento de psicopatologias como depressão e ansiedade, além disso, os encontros grupais tem se reforçado como espaços criadores e fortalecedores de vínculos e de uma rede de apoio.
Horários:
– Sol Nascente: terças e quintas-feiras a partir das 05h 30min na UBS São Cristovão – NASF Lagoas;
– Vida e Saúde: às segundas e quintas-feiras a partir das 16h na Praça Doutor Leite – NASF Lagoas;
– Geração Ativa: terças e sextas-feiras a partir das 09h na Academia Metas
– Praticando Saúde: Segundas e quartas a partir das 17h no pátio da Policlínica – NASF Municipal;
– Vida Ativa: Segundas e quartas a partir das 06 na quadra da E. E. F. Beni Carvalho – NASF Municipal.
Grupos de Gestantes
Com o intuito de atender á saúde da mulher no período gestacional, reduzindo os riscos referentes ao pré-natal e ao parto e garantindo conhecimento sobre o desenvolvimento materno-infantil, as gestantes das UBS Farias Brito, Bairro de Fátima, Canoa Quebrada, Majorlândia, Abengruta 2, Campo Verde, São Rafael e Barreira dos Vianas, são assistidas mensalmente pelas equipes dos NASF’s Lagoas, Litoral e Municipal com orientações e informações acerca da garantia de seus direitos, troca de experiências e compartilhamento de saberes de modo a refletir sobre o momento da gestação, minimizando os anseios em relação a maternidade com o intuito de prepará-las para o momento do parto e puerpério. Os grupos acontecem mensalmente nas UBS referidas.
INFORMAÇÕES DA ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário