Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Massacre de Las Vegas choca o mundo

Las Vegas. Um homem de 64 anos matou pelo menos 59 pessoas que assistiam a um show em Las Vegas, cometendo o pior tiroteio da história recente dos EUA, que deixou 527 feridos.
O FBI (a Polícia Federal americana) descartou, por enquanto, uma ligação com o terrorismo, mas o Estado Islâmico (EI) reivindicou o ataque.

Identificado como Stephen Paddock, o autor do massacre abriu fogo do 32º andar do hotel Mandala Bay, na avenida central Las Vegas Strip, onde acontecia a terceira e última noite de um festival de música country. Ele teria se suicidado antes da chegada da polícia.
Imagens do ataque que circulam pela Internet mostram o pânico entre os 22 mil espectadores, enquanto o cantor Jason Aldean se apresentava no palco. Longas rajadas de tiros são ouvidas, enquanto as pessoas tentam escapar, pulando as barreiras como podem. Outras se deitam no chão, protegendo as partes mais vulneráveis do corpo.
"Estávamos assistindo ao show, muito bem, quando ouvimos algo que parecia com fogos de artifício", contou Joe Pitz.
Um homem contou que viu um rapaz ferido no pescoço "e, depois, as pessoas começaram a cair como moscas".
O estado de Nevada tem uma das legislações mais permissivas quanto à venda de armas.
Permissão de caça
O atirador Stephen Paddock vivia em Mesquite, cidade de 18 mil habitantes localizada a cerca de 120 km Las Vegas. As Unidades de Intervenção Especiais (SWAT) encontraram pelo menos dez fuzis no quarto de hotel.
O atirador era um aposentado de 64 anos que morava perto de um tranquilo campo de golfe perto da capital do jogo, onde gostava de ir para apostar. Além de contador público, tinha uma licença de piloto e possuía permissão para caça de animais de grande porte, válida para o território do Alasca.
Seu pai esteve na lista dos mais procurados por roubo a bancos nos anos 1960. Mas ele não tinha antecedentes criminais, histórico de doenças neurológicas, ou especial paixão por armas, assegurou a sua família.
Ainda se desconhece por completo as motivações de Paddock, e mesmo seus familiares já declararam não saber o que teria acontecido a esse homem em geral reservado e tranquilo. Seu irmão Eric Paddock afirmou: "Não temos ideia do que aconteceu. É como se um asteroide tivesse atingido nossa família".
Segundo ele, seu irmão não tinha qualquer vínculo político nem religioso. Horas após o tiroteio, a polícia emitiu um alerta de "Procura-se" para a companheira do atirador, Marilou Danley. Ela foi localizada no exterior, em um país não informado. "Conversamos com ela e não acreditamos que ela esteja envolvida", disse o xerife Lombardo.
Reações
O presidente americano, Donald Trump, denunciou um ato "de pura maldade". Por meio de seu organismo de propaganda, o grupo Estado Islâmico afirmou que o autor do ataque se converteu ao Islã há alguns meses.
O tiroteio foi "um crime" que "chocou por sua crueldade", declarou o presidente russo Vladimir Putin em um telegrama de condolências a Trump.
"O crime, que tirou a vida de dezenas de cidadãos pacíficos, choca por sua crueldade", declarou o chefe de Estado russo na mensagem citada em um comunicado do Kremlin, expressando "sua compaixão e seu apoio às famílias e amigos" das vítimas.
O papa Francisco manifestou sua tristeza. "Profundamente triste ao ser informado sobre o tiroteio em Las Vegas, o papa Francisco envia mensagens de proximidade espiritual a todos os afetados por esta tragédia insensata", escreveu, em telegrama ao bispo de Las Vegas no qual também assegura estar orando pelos mortos e feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário