Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 19 de setembro de 2017

ARTES CÊNICAS DE ARACATI EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA A REINAUGURAÇÃO DO TEATRO FRANCISCA CLOTILDE

Hoje, 19 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Teatro, essa que é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade. Estudos dizem que primeiramente o teatro surgiu no Oriente como manifestação de religiosidade, porém foi na Grécia Antiga que o teatro começou a ser usado como manifestação artística.
O Teatro Francisca Clotilde em Aracati foi palco das artes cênicas durante décadas, mas desde o início do Século XXI teve que ser fechado devido a problemas na estrutura do prédio, que estava comprometida.

Em 19 de dezembro de 2007, diversos segmentos da sociedade aracatiense lançaram o movimento: “O espetáculo não pode parar” com o objetivo de lutar pela restauração do Teatro Francisca Clotilde. Segundo artigo publicado pelo dramaturgo Marciano Ponciano: “Após diversas tentativas com a finalidade de sensibilizar o poder público local foi somente a partir da intervenção do Ministério Público, membro do Fórum de Cultura de Aracati, através do promotor Alexandre Alcântara, que o movimento ganhou novo ânimo“.
Em 2008, o Ministério Público requereu à prefeitura municipal de Aracati a desapropriação do citado teatro e que fossem realizados os serviços necessários para a sua consolidação, a fim de que o mesmo cumprisse sua vocação como importante instrumento para o fomento da arte e cultura. Em maio de 2008, através do decreto de número 0250/2008 o espaço foi declarado de utilidade pública.
A gestão do prefeito Bismarck Maia está em vias de entregar esse importante equipamento a sociedade aracatiense, o que deve ocorrer no mês de novembro. Segundo a Secretária de Turismo e Cultura, Denise Pontes, junto com a reinauguração será lançado um edital de ocupação que contemplará diversas manifestações artísticas, dentre elas o teatro.
Para Marciano Ponciano, que atua como dramaturgo, ator e arte-educador, o protagonismo teatral na região jaguaribana é fruto de dezenas de grupos que desenvolveram práticas sustentáveis que viabilizaram seus projetos. Infelizmente, as políticas públicas para o setor são incipientes e em algumas cidades até inexistentes. Mas Aracati sempre foi referência cultural para a região.
Há registros em jornais aracatienses de atividades teatrais que datam do início do século XX. Mas há relatos da evidência dessa atividade muito antes. Quando pleiteávamos o título de teatro para o antigo Círculo Operário São José, atual teatro Francisca Clotilde, muitos duvidavam que houvesse uma motivação histórica para tanto. Todavia as escavações arqueológicas no Teatro Francisca Clotilde comprovaram nossa hipótese. Há um antigo palco de teatro sob o atual palco do teatro. Esses vestígios são provas comprobatórias da vivacidade das artes cênicas jaguaribanas. Ela é cem por cento resultado da persistência de seus encenadores”, afirma Marciano Ponciano.
Com a reabertura do Teatro, peças como a “Floresta Desencantada” realizada por alunos da E. E. F. Antonieta Cals de Majorlândia e classificadas para o Prêmio Peteca 2017 poderão ser encenadas para um público mais amplo. Essa peça em formato de fábula foi criada pelo professor José Martins com inspiração no Programa de Alfabetização na Hora Certa – PAIC, para estimular o gosta a leitura e venceu a etapa municipal do Prêmio Peteca.
Para José Martins, a reinauguração do Teatro será de grande valia social e de entretenimento, como também, valorização para as crianças e adolescentes que terão a oportunidade de apreciar e exercitar seus talentos. “Nossa Terra dos Bons Ventos é um berço de inúmeros artistas que por falta de oportunidades e um espaço próprio não mostram seus dons artísticos. Sem falar que as artes afastam as pessoas de um mundo de criminalidade e uso indevidos das drogas”, concluiu.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal do Aracati
imprensa@aracati.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário