Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Ocupação hoteleira no CE alcançou marca de 82,2%

A ocupação hoteleira no Ceará durante o mês de julho deste ano foi de 82,2%, crescimento de 10,16 pontos percentuais em relação a igual período do ano passado (72,04%), aponta a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE). O resultado surpreendeu a própria entidade. "Para se ter uma ideia, 30 dias antes da alta estação, nós tínhamos uma previsão pessimista de 62%, e graças a Deus na segunda quinzena de julho a coisa chegou para valer", comemora o presidente da associação, Eliseu Barros.

O representante da entidade diz que ações feitas pela ABIH-CE e pelo Estado impulsionaram o bom desempenho do setor.
"Nós fizemos, além de promoções, ações de divulgação no Paraná, compreendendo Curitiba, Maringá e Londrina; Florianópolis; Porto Alegre e Interior. Tínhamos feito anteriormente ações por todo o Nordeste, juntamente com as ações que nós fizemos com os agentes de viagens, operadoras, e a Setur (Secretaria do Turismo do Estado do Ceará)", destacou ele.
Fortal
Barros também cita o Fortal como um dos grandes fortalecedores da hotelaria. "Praticamente todos os hotéis lotaram no período do Fortal. Assim como o Réveillon, é um evento que nos ajuda muito", defende.
Apesar do avanço registrado no último mês de julho, o nível de ocupação ainda não atingiu o registrado em períodos antes da crise, afirma o presidente.
"O histórico do passado de julho era de 85% até 2012. Depois, começou a cair. Em 2013, ficou em 80% e nos dois últimos anos, 2015 e 2016, chegamos aos 72%. Em janeiro, antigamente atingíamos 94%, 93% de ocupação. Nos dois últimos anos, esse número caiu para 81% e 84%. Queremos retomar em janeiro de 2018 para acima de 90%", projeta Eliseu Barros.
Os dados da ABIH-CE compreendem os mais de 60 hotéis associados, em sua maioria de grande e médio porte, situados em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do interior do Estado.
Perfil do turista
As reservas nos hotéis cearenses são feitas, principalmente, por turistas brasileiros (96%). "Têm crescido muito os casais com dois filhos que vêm", diz Barros. Estados dos Norte e Nordeste, além de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro são os principais locais de origem dos hóspedes.
Com relação ao faturamento dos associados da ABIH no fechamento de 2017, Eliseu diz que ainda não será possível projetar avanço sobre 2016 "Os meses entre março e junho foram terríveis. E há um detalhe: com preços praticados de 2015", salienta. Os hotéis cearenses terão entre 8% e 12% de retração, diz o presidente da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário