Seja bem vindo...

Páginas

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Sorriso em foto da CNH não é proibido no Ceará, mas pode gerar problemas

Após a foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de um motorista de São Paulo viralizar nas redes sociais por ele aparecer sorrindo, muita gente ficou em dúvida sobre a permissão para tal fato.
No Ceará, a indicação é que a imagem de identificação seja sem expressões que atrapalhem na identificação. De acordo com o diretor de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), Mário Freire Filho, não existe regulamentação que impeça o sorriso, porém, o condutor que for parado com CNH com foto expressiva, poderá ter problemas.
“O sorriso pode gerar problemas com a aferição do documento. Hoje não podemos barrar (CNH com foto sorrindo), pois não há parâmetros legais. O padrão que a gente orienta é o mesmo da emissão do passaporte, indicado pela Polícia Federal”, explica.
Para tentar regularizar a imagem da carteira de habilitação em formato nacional, representantes dos Detrans de todos os estados reuniram-se em Brasília na última quinta-feira (13) para discutir, entre outras ações, a questão da imagem padrão. Freire afirma que, após o encontro, uma mensagem foi enviada para uma câmara técnica do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que deve proibir fotos expressivas nas carteiras de habilitação.
No Estado, o diretor de habilitação afirma que casos como o de São Paulo são pouco comuns, mas afirma que os órgãos buscam indicar padronizações.
“Sempre surge um tipo de problema semelhante,  a gente tenta sugerir. As freiras, por exemplo, que usam hábitos religiosos, podem gerar problemas. A gente pede que seja puxado um pouco para trás. O mesmo acontece com muçulmanos. Não é uma questão da religiosidade, mas sim técnica”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário