Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Disputa entre farmácias cresce e beneficia consumidores do CE

Fortaleza entrou de vez na rota dos investimentos do setor farmacêutico e, desde o início do ano, principalmente, vem ganhando inúmeras novas farmácias. Grandes redes já conhecidas dos cearenses, como a Pague Menos e a Extrafarma estão ampliando o número de lojas no Estado, notadamente na Capital. Agora, outra importante empresa do setor, o Grupo Raia-Drogasil (RD), chega ao mercado local, acirrando a disputa e beneficiando, assim, o consumidor, que pode contar com mais opções, barganhar preços e escolher planos de fidelidade que se encaixem melhor ao seu perfil.

Ontem (19), o Grupo RaiaDrogasil (RD), que atua no Nordeste com a marca Drogasil, inaugurou suas duas primeiras lojas em Fortaleza. Até o fim deste mês, serão abertas mais duas unidades na Capital cearense. A expectativa é expandir esse número para 12 lojas até o primeiro semestre de 2018, em um terreno de marcas já fixadas na lembrança do cearense.
Dessa forma, estar próximo à casa ou ao endereço de trabalho do consumidor é importante, mas não o suficiente para conquistá-lo. Para atrair e fidelizar clientela, as marcas apostam em atendimento de excelência com programas de fidelidade baseados não apenas no desconto, mas na personalização de ofertas de acordo com o histórico de compra do consumidor.
A Drogasil chega ao Estado com dois planos de fidelidade: o Drogasil Exclusivo, no qual o cliente tem descontos em medicamentos tarjados e promoções exclusivas, e o Drogasil Sênior, que conta ainda com outras condições exclusivas para quem tem mais de 55 anos ou é aposentado. Além do desconto oferecido com a utilização dos cartões, a Drogasil destaca que também trabalha em parceria com os principais convênios médicos e laboratórios do País.
A entrada da Drogasil no mercado do Ceará é parte de um plano maior de expansão da empresa no Nordeste e no Brasil, com a abertura de 200 unidades no País por ano. Agora, ficam faltando Piauí e Maranhão para que a rede esteja em todos os estados do Nordeste, segundo Marcílio Pousada, presidente da RD. "Estamos indo para Piauí e Maranhão. Em um desses dois, a gente deve abrir neste ano".
As Farmácias Pague Menos relançaram, no início deste mês de julho, o programa de fidelidade "Sempre", incluindo agora a classificação de seus clientes em duas categorias: Azul e Ouro, além do envio de ofertas personalizadas de acordo com o histórico de compras de cada consumidor da rede.
A categoria Azul contempla todos os usuários e permitirá a compra de medicamentos monitorados com valores promocionais e ofertas personalizadas. Conseguem ascender para a Ouro os clientes que, durante cada semestre, atingirem o valor de R$ 500 na aquisição de itens de higiene, beleza e conveniência - com direito a descontos extras e prioridade em eventos de marketing e relacionamento promovidos pela Pague Menos.
'Positiva'
Deusmar Queirós, fundador e presidente do Conselho de Administração da Pague Menos, além de estar à frente da Associação Brasileira de Farmácias (Abrafarma), vê a concorrência de forma positiva. "Da mesma forma que nós saímos daqui para São Paulo em 2002, eles também expandem para cá", afirma.
Destacando que a "concorrência não vai parar nunca", ele avalia que "em tempos de comércio difícil, as pessoas procuram novos mercados para expandir". "Nós acreditamos muito no futuro do Brasil e que, mais cedo ou mais tarde, essa loucura vai passar, mas vamos continuar investindo". Atualmente, a rede conta com 104 lojas em construção no Brasil e está em mais de 400 municípios. Até o fim do ano, a Pague Menos espera abrir 180 lojas no Brasil. No Ceará, devem ser 10 inaugurações até o fim deste ano. Outras 12 também serão reformadas e ampliadas até dezembro.
As Farmácias Pague Menos cresceram quase 14% de janeiro a junho deste ano ante igual período de 2016. Para 2017, o faturamento é projetado pela empresa em R$ 7 bilhões.
A rede Extrafarma atualmente possui mais de 340 lojas distribuídas em 11 estados brasileiros. No Ceará, possui 87 farmácias, com lojas na Capital e no Interior do Estado. Neste ano, a rede abriu oito lojas no Ceará. A empresa prevê a abertura de cerca de 100 lojas neste ano, com foco no Nordeste.
"O mercado cearense é um dos mais relevantes do Brasil, possui público exigente que valoriza nosso novo modelo de loja, moderna, confortável e conveniente, com preços competitivos e um atendimento especial", avalia o diretor de marketing e comercial da Extrafarma, Rodrigo Pizzinatto. Atualmente, mais de 1,2 milhão de cearenses são cadastrados no programa de fidelidade Clube Extrafarma.
Expansão
Com a estratégia de se firmar primeiramente nos centros onde haja uma maior concentração de pessoas que provavelmente já conheçam a marca Drogasil e Raia de outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro, Marcelo explica que o grupo "com certeza vai olhar para o interior também".
No País, são mais de 1.500 lojas da RD em operação. No primeiro trimestre de 2017, a receita bruta da RD alcançou R$ 3,2 bilhões e o lucro líquido ajustado chegou a R$ 105,4 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário