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quarta-feira, 7 de junho de 2017

Presentes chegam a custar quase 80% em impostos

Presentear alguém no Dia dos Namorados pode custar quase 80% só em tributos, segundo levantamento feito para o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), encomendado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
É o caso do perfume importado, um dos itens que lidera a intenção de compra dos consumidores para a data. Segundo a pesquisa, 78,99% do preço desse produto é composto por carga tributária.

As altas cargas tributárias também estão embutidas nos preços finais de presentes como champanhe (59,49%), vinho (54,73%), maquiagem (51,41%) e joias (50,44%), superando a metade do valor em todos os casos. Entre os itens de vestuário, preferidos pelo consumidor para presentear no Dia dos Namorados, a carga tributária varia entre 38,53%, caso da calça jeans, e 34,13%, carga tributária que incide na malha.
'Legislação injusta'
O diretor regional do IBPT Alexandre Fiorot, considera que o peso esmagador dos tributos no Brasil "se deve a uma legislação injusta". "A voracidade do fisco é sem limite e os preços ficam pesados demais por conta da alta carga tributária. O peso esmagador se deve a uma legislação injusta, que privilegia a tributação sobre o consumo que impacta ricos e pobres da mesma forma", completa Fiorot.
Também contam com altas cargas tributárias embutidas em seus preços finais, de acordo com a pesquisa, o telefone celular (38,9%) e os óculos de sol (44,18%). Até as flores consomem 17,71% de impostos.
Para Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a alta carga tributária é um agravante em períodos de cenário econômico recessivo. "Se não tivesse toda essa carga, o consumidor teria um alívio, ainda mais em período de crise, em que os produtos sofrem efeitos da inflação e do câmbio", detalha.

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