Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 15 de junho de 2017

CE: serviços às famílias sobem 0,4% em abril sobem 0,4% em abril

A quantidade de feriados prolongados no mês de abril não foi o suficiente para ao menos "aliviar" os números negativos do setor de serviços no Estado. No quarto mês de 2017, o volume de serviços prestados caiu 1,4% ante março, na série com ajuste sazonal, e registrou baixa de 8,6% na comparação com abril de 2016. Entre os segmentos levantados, apenas os serviços prestados às famílias tiveram leve alta de 0,4%.

Esse grupo apresenta alta de 7,3% em volume de serviços prestados de janeiro a abril deste ano. Já em 12 meses, o volume de serviços prestados às famílias acumula queda de 9,2%. Os serviços prestados às famílias compreendem os serviços de alojamento e alimentação e outros serviços prestados às famílias, que incluem os voltados ao entretenimento e afins.
No ano, o setor de serviços do Estado registra queda de 2,5% e, em 12 meses, baixa de 2,7%. A retração de 8,6% revela que o índice vem mostrando aceleração do ritmo de queda. Em março, o volume de serviços caiu 4,8% e, em fevereiro, apresentou recuo de 2,2%. Os dados referentes ao mês de abril foram divulgados ontem (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A receita nominal do setor de serviços também caiu em abril deste ano, apresentando variação negativa de 1,7% na comparação com igual mês de 2016.
O presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes, Barracas de Praia e Similares do Estado (Sindirest-CE), Moraes Neto, explica que os feriados ajudam, sobretudo, os bares, mas prejudica os restaurantes que trabalham atrelados aos centros comerciais. "Nós temos muitos restaurantes no Centro de Fortaleza, que fecham no feriado. Os estabelecimentos que funcionam e recebem, em sua maioria, público de escolas e indústrias, também fecham", explica.
"Para o setor gastronômico, de modo geral, é bom. Nos feriados as pessoas saem mais de casa, procuram essa possibilidade de entretenimento, então quem perde de verdade é essa parcela de estabelecimentos que funcionam ligados aos centros, às escolas e indústrias", reforça o presidente do Sindirest-CE.
Atividades turísticas
O agregado das atividades turísticas no Estado também registrou variação negativa, tanto na comparação entre abril e março, com queda de 5% na série com ajuste, como na comparação com abril do ano anterior, retração de 3,4%. No ano, as atividades turísticas apresentam leve variação negativa de 0,4%. Em 12 meses, há recuo de 4,4%.
Nacional
Em sentido contrário, o setor de serviços no País cresceu 1% em abril deste ano, na série livre de influências sazonais. Este é o melhor resultado para os meses de abril desde os 2,1% de 2013. Em abril ante abril de 2016 houve, entretanto, queda de 5,6%, a maior para os meses de abril de toda a série histórica.
Em sua conta no Twitter, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemorou o resultado e o considerou mais um sinal de recuperação da economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário