Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 6 de junho de 2017

Azul e Gol estudam operar em Aracati; inspeção definida

As companhias aéreas Gol e Azul têm realizado tratativas com o Departamento Estadual de Rodovias (DER) a respeito da implementação de voos comerciais com destino ou origem no Aeroporto de Aracati. "Temos conversado, mas ainda não há nada fechado. Está tudo em estudo ainda", diz o assessor de infraestrutura aeroportuária do DER, coronel Paulo Edson Ferreira.O equipamento já possui autorização para aviação geral. Dessa forma, pode receber aeronaves de pequeno porte. Mas só após certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estará habilitado a receber linhas aéreas comerciais.

De hoje até a próxima quinta-feira (8) será cumprida mais uma etapa para que o aeroporto receba a autorização da Anac para operar voos comerciais.
Nesse período, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv), subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), irá realizar procedimentos que visam a homologação de instrumentos do local.
Será feita a aproximação e pouso para testar o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI), a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e o RNAV, que "é um sistema de aproximação por instrumento, utilizando-se o sistema GPS", explica o coronel.
Etapas
"Após a homologação, a aeronave vai poder pousar em condições de chuva, de mau tempo, com toda a segurança", acrescenta o coronel Paulo Edson.
"Já entramos com o pedido de certificação do aeroporto para a Anac, e o processo está sendo analisado, e assim que nós obtivermos essa homologação, nós a incluiremos no pedido", explica. O coronel aponta que não existe um prazo para que a certificação seja concedida. Ele, entretanto, espera que "até o fim de julho ou inicio de agosto tenhamos o aeroporto certificado".
O Aeroporto de Jericoacoara já possui a homologação dos equipamentos que está sendo pleiteada para o terminal de Aracati e aguarda apenas a certificação da Anac.
O governo do Estado projeta a inauguração do terminal aeroviário de Jericoacoara para o dia 24 deste mês de junho.
Inspeção
A visita do Geiv ao aeroporto de Aracati acontece após inspeção de campo no local realizada por equipe técnica do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), também subordinado ao Decea, que havia sido realizada na semana passada.
Hangar
No Aeroporto de Aracati, funciona desde o dia 1º de março do ano passado o Centro de Manutenção de aeronaves da Latam. A base fornece manutenção a aviões executivos, principalmente jatinhos, das regiões Norte e Nordeste do País.
O hangar da Latam em Aracati foi um investimento orçado em R$ 30 milhões e mede 10 mil metros quadrados (m²).

Nenhum comentário:

Postar um comentário