Seja bem vindo...

Páginas

terça-feira, 9 de maio de 2017

Presentes têm até 78% de impostos

Mesmo com o orçamento apertado, 73% dos brasileiros devem comprar presentes no Dia das Mães deste ano, conforme projeção de uma pesquisa realizada pelo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Quem vai presentear na data, no entanto, deve preparar o bolso, pois, dependendo do item escolhido, o preço alto é influenciado por fatores como a carga tributária. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os presentes mais usuais para o Dia das Mães têm até 78% de impostos, entre federais, estaduais e municipais.

A maior carga tributária é verificada no perfume importado (78,43%). Já os perfumes nacionais têm 69,13% de impostos embutidos nos seus preços. No caso das maquiagens, também muito procuradas para a data, os produtos importados têm 69,04% de encargos, enquanto os nacionais têm 51,04%. A água de colônia nacional, por sua vez, possui 50,38% de tributos. Ainda na lista dos presentes preferidos para o Dia das Mães, estão os relógios, cuja composição do preço possui 53,14% de impostos, e as joias (50,44%).
Conforme o IBPT, os eletroeletrônicos também apresentam uma alta incidência tributária, a exemplo do aparelho de MP3 ou iPod, com 49,45%; o tablet, com 39,12%; e o telefone celular, com 33,08% de encargos. Na avaliação do presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, a elevada tributação dos presentes preferidos das mães deve-se ao fato de serem considerados bens supérfluos. "No Brasil, a tributação é muito concentrada no consumo, o que acaba eleva os preços dos presentes e, muitas vezes, impede que o contribuinte consuma mais e melhor", explica.
Orientação
A fim de esclarecer lojistas e consumidores sobre as compras para o Dia das Mães, o Procon Fortaleza divulgou conjunto de atividades que estão sendo realizadas com esse objetivo. O órgão visitou 50 lojas da Capital, entre os dias 2 e 5 de maio, orientando as empresas sobre os principais direitos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O Procon encaminhou a lista dos estabelecimentos à Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), para que execute ação de fiscalização nos locais visitados. Consumidores também receberão material educativo na Praça do Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário