Seja bem vindo...

Páginas

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Ação possibilita renegociar dívidas pela internet

Brasília. O governo federal informou ontem (9) que está realizando, até o fim deste mês, uma ação de renegociação de dívidas dos consumidores de todo o País com instituições bancárias, por meio do site consumidor.Gov.Br, plataforma online de solução de conflitos de consumo. A ação faz parte da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que envolve órgãos e entidades como o Banco Central (BC), Ministério da Justiça e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O consumidor interessado deve registrar seu relato na plataforma online e a empresa credora tem até 10 dias para manifestar-se a respeito. Após a manifestação, o consumidor tem mais 20 dias para responder e classificar a demanda como resolvida ou não resolvida. A plataforma tem 377 empresas cadastradas.
Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Arthur Rollo, as maiores instituições financeiras do País estão cadastradas na plataforma, possibilitando uma maior aproximação com os consumidores e também a renegociação de dívidas. "Caso a dívida seja com uma instituição que não está cadastrada, o consumidor pode informar e a gente vai tentar contato (com a instituição)", explicou.
A renegociação de dívidas online também foi aberta durante a Semana Nacional de Educação Financeira do ano passado. Em 2016, houve 3.034 manifestações de consumidores finalizadas, com média de solução de 79,5%, de acordo com dados do Ministério da Justiça.
Rollo disse que durante a campanha há uma força-tarefa para estimular a resolução das dívidas, mas ressaltou que os Procons também podem fazer a mediação desse tipo de contato em outros períodos.
Capacitação
O Ministério e o Banco Central também anunciaram a abertura de inscrições para três cursos a distância gratuitos sobre economia. Dois deles, com inscrições abertas até 23 de maio.
Mais informações:
A renegociação pode ser feita no site www.consumidor.gov.br.
Já as inscrições para os cursos podem ser realizadas no site www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário