Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 5 de maio de 2017

76 municípios registram chuvas

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou entre as 7 horas dessa quarta-feira (3), e 7 horas dessa quinta-feira (4), chuvas em 76 municípios do Ceará. As precipitações concentraram-se na região Centro-Norte e Vale do Jaguaribe. As maiores foram observadas em Quixeramobim (57mm), Jaguaribara (52mm) e Choró (48mm).
Para hoje, a Funceme prevê tempo com nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no Noroeste e no Centro-Sul do Estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Amanhã (6) ao longo do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea. Nas demais regiões cearenses, céu entre parcialmente nublado e claro.

Há nuvens sobre o Ceará principalmente na região Noroeste (Serra da Ibiapaba). Essa nebulosidade está associada à atuação de áreas de instabilidade atmosférica que se formam sobre o oceano e se deslocam em direção ao continente.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Estado do Ceará, no período de fevereiro a maio, encontra-se afastada da costa Norte do Nordeste brasileiro, padrão observado nos últimos dias.
O afastamento da ZCIT contribui para a redução das chuvas no Estado, em particular nas regiões dos Inhamuns, Centro-Sul e Sul. Desde a segunda quinzena de abril que houve veranicos, ocasionando perdas da lavoura de sequeiro, principalmente, de milho, em vários municípios cearenses, além de não ocorrer recarga nos médios e grandes reservatórios.
Emergência
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional, reconheceu nessa quinta-feira (4) a situação de emergência em 61 municípios afetados pelo extenso período de seca. As prefeituras podem solicitar o apoio do governo federal para ações emergenciais de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais. O número de reconhecimentos federais no Estado sobe para 94 cidades.
O Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) registra volume médio atual nos 153 açudes monitorados de 12,7%. Ontem, não houve atualização de aportes e dos reservatórios que estão transbordando. Até essa quarta-feira, estavam sangrando os reservatórios Acaraú Mirim (Massapê); Angicos (Coreaú); Gameleira e Quandu (Itapipoca); Itabebussu e Maranguapinho (Maranguape); Itaúna (Granja), São Pedro Timbaúba (Miraíma) e Tucunduba (Senador Sá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário