Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 18 de maio de 2017

15 cidades no CE vão receber sinal digital

Aconteceu, ontem, durante o seminário SET Nordeste 2017, o lançamento da Campanha de Comunicação sobre o desligamento do sinal analógico de TV na Região Nordeste. Previsto para o dia 27 de setembro, o início da transmissão exclusiva do sinal digital chegará primeiramente a 15 municípios cearenses, distribuídos na Capital e Região Metropolitana, em Sobral e entorno e na região do Cariri.

A interrupção do sinal analógico já aconteceu em Recife, capital do Estado do Pernambuco. Cerca de 93% da população de baixa renda foi contemplada com os equipamentos de conversão recebidos gratuitamente. A Bahia será o outro Estado do Nordeste que receberá a mudança assim como o Ceará.
Conforme Patrícia Abreu, diretora de comunicação da Seja Digital, instituição responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão em todo o Brasil, somente em Fortaleza serão distribuídos 600 mil kits de conversores e antenas para a população de baixa renda.
Portanto, só poderá receber os kits de conversão quem estiver associado aos programas sociais do Governo Federal, tais como o Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Cartão do Idoso, dentre outros.
"Nós chegamos para fazer campanhas de comunicação, fazer mobilização social através de líderes comunitários, para a gente estar bem perto da população e fazer a distribuição dos kits gratuitos", afirma, ressaltando que a intenção é que o desligamento aconteça com tranquilidade, para que a população não fique sem sinal de TV.
Já segundo a presidente da Associação Cearense de Rádio e Televisão (Acert), o tema do fim do sinal analógico, que está em evidência nos painéis do SET Nordeste 2017, se torna mais relevante por conta das mudanças nos processos de radiodifusão que o Nordeste vem passando. "Atualmente, tanto a mudança de emissoras da rádio do AM para o FM, como a digitalização da TV, vêm para beneficiar os usuários, porque eles passarão a ter produtos com maior qualidade técnica" explica.
Ela também reforça a importância de apresentar essas mudanças para a sociedade. "É um conteúdo fundamental na vida das pessoas, pois a programação da TV é fundamental tanto para o entretenimento como para a informação, e a gente tem essa preocupação para que todos estejam preparados, principalmente a população de baixa renda, que terá que adaptar as televisões que não forem digitais".
Carmem Lúcia ainda informou que, de um total de 1.892 emissoras de rádio AM, cerca de 72% fizeram a solicitação para migrar para FM. "Somente as emissoras com transmissores acima de um kilowatt poderão realizar a mudança".
Benefícios
O diretor da Regional Nordeste da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) destaca que a resolução da TV Digital no Brasil é cerca de 4 vezes melhor que a TV analógica, ganhando, inclusive, da qualidade dos canais por assinatura.
"Além disso, também temos outras vantagens que contemplam justamente a acessibilidade, com ferramentas como o "Closed Caption", a descrição dos áudios e o uso da Língua Brasileira de Sinais", destaca.
Seminário
O seminário SET Nordeste 2017 é uma oportunidade de aperfeiçoamento para os profissionais do setor audiovisual. É o que destaca a presidente nacional da SET, Liliana Nakonechnyj, que explica, ainda, que o objetivo do evento é propiciar um ambiente de encontro para que se possa debater e fomentar, cada vez mais, os negócios da tecnologia relacionados à televisão.
"A SET leva essas discussões para todo o País, focando no desenvolvimento e nas necessidades e particularidades de cada região. Há uma necessidade, nesse setor de inovação, pensar como será o futuro desse meio digital, em que todos os costumes vêm se alterando cada vez mais com a convergência midiática".
Saiba mais
Os kits de transmissão digital incluem antena, conversor e cabeamento. Eles serão distribuídos gratuitamente para quem for beneficiário de programas sociais do Governo Federal.
Para saber quais nomes constam na lista de beneficiários para receber o kit, é só acessar www.Sejadigital.Com.Br ou ligar grátis para 174.
Quem tiver sido contemplado com o nome na lista, precisa preencher o formulário do site com um número de telefone para contato, para que possa ser agendado o recebimento quando a distribuição dos kits começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário