Seja bem vindo...

Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Direito a saque e valor de saldo são maiores dúvidas

Um dia após o anúncio do calendário de saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), as agências da Caixa Econômica Federal abriram hoje (15) duas horas mais cedo, para esclarecer dúvidas dos trabalhadores. Em Fortaleza, uma dúvida comum entre os que foram até uma agência da Caixa era saber se eles tinham saldo em alguma conta inativa, o valor disponível e se teriam direito ao saque.

O motorista Wesley Ramon, 28, que foi à agência da Caixa da avenida Santos Dumont, 2772, por volta das 9 horas, queria saber apenas se tinha alguma conta em aberto. "Como saiu agora o calendário dos saques, a minha dúvida é se eu tenho direito de sacar ou não", disse. "Se tiver alguma coisa, eu vou pagar algumas dívidas e tirar meu nome do Serasa. E o restante vou usar para reformar a casa", disse.
Já o auxiliar administrativo Edson Pereira, 40, que compareceu à mesma agência para regularizar seu Cartão do Cidadão, aproveitou para conferir se teria algo a receber do FGTS. "Não sei se me enquadro no perfil de quem pode fazer o saque, então vou ver o meu saldo e se tenho alguma conta inativa. Se tiver algum dinheiro para sacar, vou pagar algumas contas atrasadas", disse.
Segundo o superintendente regional da Caixa em Fortaleza, Paulo Leonel Menezes, muitos trabalhadores com contas inativas não conseguem localizá-las devido a divergências entre os dados do trabalhador e as informações fornecidas pelas empresas em que trabalharam. Nesse caso, ele diz que o trabalhador busque primeiro as informações no site da Caixa (www.Caixa.Gov.Br/contasinativas) ou pelo telefone 0800.726.2017.
"A gente orienta que as pessoas busquem primeiro o site, porque lá é possível ter uma informação adequada sobre se a pessoa tem ou não uma conta e se está apta ou não a fazer o saque. Para isso, basta informar o número do CPF, do PIS e a da data de nascimento. Com esses dados já dá para saber se tem ou não direito ao saque", diz o superintendente regional.
Em Brasília
Segundo a superintendente regional da Caixa em Brasília, Tereza Teixeira, as contas antigas serão analisadas pelos gerentes porque os valores não eram centralizados na Caixa. "Anteriormente, o processamento do Fundo de Garantia não era centralizado na Caixa. Então, nós recomendamos que os clientes com contas antigas procurem a agência com a carteira de trabalho que comprove o vínculo empregatício em mãos para que possa ser feita uma análise pontual dos casos específicos".
Com o crédito
Planos e sonhos a realizar
"Eu vim saber se durante todos esses anos de trabalho eu deixei alguma conta inativa do FGTS e se eu posso receber esse dinheiro. Se tiver, ótimo, vou colocar os aluguéis que estão atrasados em dia, esta é a prioridade".
Reginaldo Ramos
Vendedor

"Quero saber quantas contas inativas eu tenho e qual é o procedimento para sacar o dinheiro. Além disso, já trabalhei em uma firma que faliu, e quero saber se ainda consta esse crédito. A prioridade é a reforma da casa".
Nazareno Cordeiro
Zelador

Nenhum comentário:

Postar um comentário