Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Segurado já pode consultar cadastro sem ir ao INSS

São Paulo. O segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisará mais agendar atendimento para registrar a senha de acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Está no ar, em fase de testes, a Central de Serviços (www.Servicos.Inss.Gov.Br/central/index.Html), que deve ser oficialmente lançada pelo instituto a partir de janeiro.

As vantagens, porém, já estão disponíveis para os segurados. Na central, é possível fazer um cadastro e, após um contato telefônico com o 135, começar a consultar os dados lançados no Cnis. Todo o procedimento leva cerca de 20 minutos. É necessário informar o CPF, o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe.
Também conhecido como extrato de contribuições previdenciárias, o Cnis é um dos documentos mais importantes para quem vai se aposentar pela Previdência Social. É nesse cadastro que são lançados todos os salários que o segurado já recebeu, em todos os empregos que teve. Acompanhar se as informações lançadas estão corretas e correspondem aos salários pode evitar muita dor de cabeça no pedido da aposentadoria, pois permite que o segurado providencie a correção antecipadamente.
Testes
O INSS em Brasília informou apenas que a Central de Serviços ainda não foi lançada e que a previsão é para o início de janeiro. Na Central 135, telefone do instituto, porém, a primeira opção no atendimento eletrônico é "para validar o acesso". Se o segurado tiver dificuldades em usar o novo site para retirar o Cnis, a recomendação é tentar outro navegador de internet.
Agendamento
A importância de manter o Cnis atualizado é frequentemente destacada pelos especialistas em Previdência Social como um fator fundamental para conseguir o quanto antes a aposentadoria. Atualmente, o segurado precisa agendar uma data, ir a uma agência do INSS e então cadastrar uma senha. Muitas vezes o segurado só descobre que o cadastro estava com algum erro quando já está com o pedido de benefício em andamento. Além do risco de não conseguir se aposentar por falta de tempo de contribuição, o erro no cadastro também pode derrubar a média salarial, reduzindo, assim, o valor final da aposentadoria.
Maior procura
Com a possibilidade de reforma da Previdência, mais pessoas têm procurado as agências do INSS para retirar o Cnis e contar quanto tempo já acumula de contribuição. Nesse processo, o trabalhador precisa estar muito atento. Com o cadastro das contribuições em mãos, o segurado pode conferir se todos os períodos registrados nas carteiras de trabalho ou de pagamentos por carnês foram reconhecidos pelo INSS. "Tem Cnis que vem certinho, mas é importantíssimo fazer a segunda conferência, ter uma segunda opinião", orienta o advogado Rômulo Saraiva.
Se achar algum erro, o segurado pode solicitar a correção ao INSS para facilitar o futuro pedido de aposentadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário