Seja bem vindo...

Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

José Albuquerque terá mais 2 anos de mandato

Aos 61 anos de idade, o massapeense José Jácome Carneiro Albuquerque, mais conhecido como Zezinho Albuquerque, deputado estadual do PDT, entra para a história da Assembleia Legislativa do Ceará como o primeiro deputado a se eleger três vezes consecutivas como chefe do Poder Legislativo cearense. Ele conseguiu 27 votos contra 18 de Sérgio Aguiar. O deputado Renato Roseno (PSOL) anulou o voto.

Em disputa tensa, mas com folga em relação ao candidato derrotado, o pedetista terá a difícil tarefa de tentar unir novamente a Casa, visto o atrito causado, principalmente, na base governista de Camilo Santana (PT), após ele ter fechado questão em favor de Albuquerque e sofrer resistência do grupo liderado pelo conselheiro Domingos Filho com o apoio de oposicionistas.
Na disputa, ontem, que até quarta-feira se mostrava ser acirrada, Zezinho Albuquerque, com o apoio do Governo do Estado, abriu nove votos sobre Sérgio Aguiar (PDT), que a partir do próximo ano não terá mais vaga na Mesa Diretora. Aguiar é o primeiro secretário da Mesa Diretora por quatro anos seguidos. Enquanto Albuquerque se consagrou vitorioso com 27 votos, Aguiar obteve apenas 18. A disputa teve um voto anulado.
O presidente reeleito, que assumirá em fevereiro do próximo ano, voltou a destacar o que ele chama de "festa da democracia", devido a participação de todos os 46 deputados da Casa na disputa, e ao término da eleição, saudou todos aqueles que depositaram o voto de confiança nele.
"Quero primeiro parabenizar o povo do Ceará e em segundo lugar os deputados, e dizer o que eu disse em meu discurso de apresentação como candidato, para estendermos as mãos para todo o Ceará e Brasil, que estão passando por problemas grandes", disse.
Visivelmente emocionado com a vitória, Albuquerque não quis tratar sobre o racha na base aliada do governador Camilo Santana, destacando, porém, que todos são amigos, trabalhando diariamente em busca de melhorar a vida da população cearense. "Estou muito emocionado para falar".
Reeleito
Pela primeira vez um presidente é eleito por mais de dois períodos de dois anos, disse ele destacando ainda que deve muito ao Ceará. "Agora, se Deus permitir, ficarei seis anos. Sei que em uma disputa alguém sai doído, mas vamos estender as mãos a todos. Acima de qualquer parlamentar está o Ceará".
Ao ser questionado sobre mais um mandato à frente dos trabalhos do Poder Legislativo, o presidente reeleito afirmou que acha normal, desde que seja feito através do voto. "Você acha injusto, por exemplo, que os senadores passem oito anos de mandato? Quer dizer que não pode dar mais continuação? Não é por vaidade, é querer contribuir muito mais na formação dessa unidade para podermos ajudar o Ceará", disse.
Eleito vice-presidente da Assembleia Legislativa por mais dois anos, o deputado Tin Gomes (PHS) afirmou que a eleição foi democrática, apesar de se ter uma disputa na própria base governista. Para ele esse foi o ponto ruim do pleito disputado ontem, pois alguém saiu machucado. "Mas a Assembleia tem política maior que essa questão. Aqui o que houve foi o exercício da democracia", defendeu Gomes.
Composição
Segundo ele, é preciso aproveitar tal exercício democrático para unir cada vez mais os parlamentares, acima de posições partidárias. "Não podemos permitir que nada venha machucar os parlamentares, que travaram aqui essa disputa. Vou lutar por isso, pois acredito e quero crer que podemos estar de braços dados trabalhando pelo Ceará, que é o mais importante", destacou.
Além de Zezinho e Tin Gomes fazem parte da nova Mesa Diretora Audic Mota (1ª Secretaria), Manoel Duca (2º vice-presidente), João Jaime (2ª Secretaria), Julinho (3ª Secretaria), Augusta Brito (4ª Secretaria), Robério Monteiro, Ferreira Aragão e Bruno Pedrosa nas suplências. Esta composição foi alcançada no fim da noite da última quarta-feira, após a conclusão dos acordos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário